Coordenadoria de Prot. e Defesa do Consumidor - PROCON
Coordenadora: Roseli de Sousa
O PROCON Municipal de Barra Velha - SC é um órgão vinculado ao Gabinete do Vice-Prefeito Municipal - GVP, destinado a promover e implementar as ações direcionadas à educação, orientação, proteção e defesa do consumidor, bem como coordenar a política do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor - SMDC, cabendo-lhe:
- Planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política municipal de proteção ao consumidor;
- Receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, reclamações e sugestões apresentadas por consumidores, por entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado;
- Orientar permanentemente os consumidores e fornecedores sobre seus direitos, deveres e prerrogativas;
- Encaminhar ao Ministério Público a notícia de fatos tipificados como crimes contra as relações de consumo e as violações a direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos;
- Incentivar e apoiar a criação e organização de associações civis de defesa do consumidor e apoiar as já existentes, inclusive com recursos financeiros e outros programas especiais;
- Promover medidas e projetos contínuos de educação para o consumo, podendo utilizar os diferentes meios de comunicação e solicitar o concurso de outros órgãos da Administração Pública e da sociedade civil;
- Colocar à disposição dos consumidores mecanismos que possibilitem informar os menores preços dos produtos básicos;
- Manter cadastro atualizado de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, divulgando-o pública e, no mínimo, anualmente, nos termos do art. 44 da Lei nº 8.078/90 e dos arts. 57 a 62 do Decreto 2.181/97, remetendo cópia ao PROCON Estadual, preferencialmente por meio eletrônico;
- Expedir notificações aos fornecedores para prestarem informações sobre reclamações apresentadas pelos consumidores e comparecerem às audiências de conciliação designadas, nos termos do art. 55, § 4º da Lei 8.078/90;
- Instaurar, instruir e concluir processos administrativos para apurar infrações à Lei 8.078/90, podendo mediar conflitos de consumo, designando audiências de conciliação;
- Fiscalizar e aplicar as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078/90, regulamentado pelo Decreto nº 2.181/97;
- Solicitar o concurso de órgãos e entidades de notória especialização técnica para a consecução dos seus objetivos;
- Encaminhar os consumidores que necessitem de assistência jurídica à Defensoria Pública do Estado.
INFORMAÇÕES RELEVANTES
Tendo em vista uma parceria firmada entre os Governos Municipais de Barra Velha - SC e de São João do Itaperiú - SC, o PROCON Municipal de Barra Velha – SC atende os consumidores com residência fixa em ambos os municípios.
Para a formalização de atendimento no PROCON Municipal de Barra Velha – SC é necessário que o consumidor suscitante forneça, previamente, fotocópia de documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.), CPF, comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone, cartão de crédito, etc.) e demais documentos referentes ao problema que pretende ver resolvido.
CONTATO
Endereço: Rua Pedro Gasino de Borba Coelho, 119, Centro, Barra Velha, SC - CEP: 88.390-000.
Fone: (47) 3456 1115
E-mail: procon@barravelha.sc.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/ProconDeBarraVelha
Administração 2013/2016
Coordination of Prot. and Consumer Protection - PROCON
Coordinator: Roseli de Sousa
The Municipal PROCON Barra Velha - SC is an agency under the Office of the Municipal Vice Mayor - GVP to promote and implement actions aimed at education, guidance, protection and consumer protection, as well as coordinating the Municipal System policy Consumer Protection - SMDC, and shall:
- Plan, develop, propose, coordinate and implement the municipal policy of consumer protection;
- Receive, analyze, evaluate and forward queries, complaints and suggestions made by consumers, by representative bodies or entities of public or private;
- Permanently To guide consumers and suppliers about their rights, duties and prerogatives;
- Forward to the prosecutor the facts of news typified as crimes against consumer relations and violations of diffuse rights, collective and individual homogeneous;
- Encourage and support the creation and organization of civil associations of consumer protection and support existing ones, including financial resources and other special programs;
- To promote measures and ongoing projects of consumer education and may use different media and request the assistance of other organs of government and civil society;
- Ensure the availability of mechanisms that allow consumers to inform lower commodity prices;
- Keep updated records of founded complaints against suppliers of products and services, disseminating the public and, at least annually, in accordance with art. 44 of Law No. 8.078 / 90 and arts. 57-62 of Decree 2,181 / 97, sending a copy to the State PROCON, preferably by electronic means;
- Shipping notifications to suppliers to provide information on complaints lodged by consumers and to attend conciliation hearings designated pursuant to art. 55, § 4 of Law 8,078 / 90;
- Opening inquiries, examining and complete administrative proceedings to investigate violations of the Law 8.078 / 90, and may mediate consumer disputes, appointing conciliation hearings;
- To supervise and apply the administrative penalties prescribed in the Consumer Protection Code - Law No. 8,078 / 90, regulated by Decree No. 2,181 / 97;
- To request cooperation from bodies and noticeable technical expertise entities for the achievement of its objectives;
- Forward consumers who need legal assistance to the State Public Defender.
RELEVANT INFORMATION
Regarding a partnership between the Municipal Governments of Barra Velha - SC and São João do Itaperiú - SC, the Municipal PROCON Barra Velha - SC serves consumers with fixed abode in both municipalities.
To formalize attended the local PROCON Barra Velha - SC is necessary for the consumer suscitante provide previously photo ID document photocopying (RG, CNH, etc.), social security number, proof of residency (water bill, electricity , phone, credit card, etc.) and other documents related to the problem you want to see resolved.
CONTACT
Address: Pedro Gasino Street Borba Coelho, 119, Centro, Barra Velha, SC - CEP: 88390-000.
Phone: (47) 3456 1115
E-mail: procon@barravelha.sc.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/ProconDeBarraVelha
Administration 2013/2016
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