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FALSA DEMOCRACIA

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Informação pública nº 052 Barra Velha, 02 de fevereiro de 2016 Termina em 2016 o prazo para a elaboração do Plano Decenal Dos Direitos da Criança e do Adolescente

Termina neste ano o prazo para finalizar o Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, os Municípios precisam elaborar seus planos de ação voltados para implementação dos Direitos da Criança e do Adolescente para os próximos dez anos até o dia 03 de dezembro de 2016. “Caso o Município não elabore o Plano, esse poderá ser autuado pelo Ministério Público, considerando não estar cumprindo o que define a Política Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente”, explica a assistente social da FECAM, Janice Merigo.

A Federação Catarinense de Municípios - FECAM orienta que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente deve elaborar a Resolução de composição da Comissão Intersetorial, formada por representante de diversas instituições e órgãos que atuam na área.

O Plano Municipal vai elaborar um diagnóstico das situações de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes no Brasil. “Elaborando os Plano Decenais, os gestores estarão enfrentando as situações vivenciadas e prevenindo que esses indicadores de violação não aumentem”, coloca Merigo.

As informações sobre o processo inicial de elaboração do Plano Decenal constam na Resolução 171, de 04 de dezembro de 2014, do CONANDA.


Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
www.fecam.org.br
imprensa1@fecam.org.br
(048) 3221 8800

Public information 052

Barra Velha, February 2, 2016

Ends in 2016 the deadline for the preparation of the Ten-Year Plan

The Rights of Children and Adolescents


Ends this year the deadline for finalizing the Ten Year Plan for the Rights of Children and Adolescents. According to the National Council for the Rights of Children and Adolescents - CONANDA, the municipalities must draw up action plans aimed at implementation of the Rights of Children and Adolescents for the next ten years until December 03, 2016. "If the Municipality did not prepare the plan, this may be fined by the public prosecutor, considering not be fulfilling what defines the National Policy on the rights of Children and Adolescents, "explains social worker FECAM, Janice Merigo.

The Federation of Municipalities of Santa Catarina - FECAM directs the Municipal Councils for the Rights of Children and Adolescents shall establish the Intersectoral Commission of the composition of resolution, formed by representative of various institutions and agencies working in the area.

The Municipal Plan will work out a diagnosis of cases of rights violations committed against children and adolescents in Brazil. "Developing the Decennial Plan, managers will be facing the situations experienced and preventing these indicators of violation does not increase," puts Merigo.

Information on the initial drafting of the Ten Year Plan are contained in Resolution 171 of December 4, 2014, the CONANDA.


Leticia Póvoas
Communication advisor
Catarinense Federation of Municipalities - FECAM
www.fecam.org.br
imprensa1@fecam.org.br
(048) 3221 8800



COMENTÁRIO:
Estamos vivendo em um mundo globalizado.
Dentre os que estão em constante processo de alienação massiva, estão os que vivenciam a negação
da globalização, mas despertados pelos refugiados e migrantes que correm de suas nações na esperança de cumprir seu ciclo vital, são impedidos de crescer, envelhecer e morrer, isso por disposição do homem.
Neste momento, creio eu, qualquer reforma ou feitura legislativa deve ser pensada em consonância com a realidade nacional, mas não negando a globalização mundial.
Somos um país que faz parte do mundo.
Somos um país que, antes de refugiados, trouxe profissionais da saúde para fazer parte da nação.
O Sul cresceu através do trabalho imigrante, portanto, todas essas colocações é para que não deixem de pensar "além" na composição de normas, projetos e outras ações de "longa duração".
Acredito que, não somente a Europa, mas as Américas receberão grande quantidade de migrantes e refugiados, e grande parte destes são "crianças que serão recebidas, queridas e respeitadas por nossas crianças" nacionais.
É questão pertinente a publicação acima? Sim, bem como a todos nós.
Deixo aqui uma publicação em relação a essa questão, "globalização vincula crianças em migração".

tradução com ajuda do google.
"As imagens que vemos todos os dias em nossas telas de televisão são, infelizmente, muito familiar: os civis que fogem de um conflito armado, lutando para sobreviver sob circunstâncias difíceis. Eles carecem de alimentos, água, roupas e abrigo adequado, e não têm acesso à assistência médica. Estas imagens podem ser provenientes dos Balcãs, região dos Grandes Lagos na África Central, ou qualquer outra parte do mundo, mas o principal problema que enfrentam as organizações humanitárias em todas as situações de conflito permanece o mesmo - isto é, como alcançar as pessoas em necessidade. Lutando muitas vezes torna impossível o acesso a uma área, por vezes, o terreno ou as condições meteorológicas não permitem a passagem de mercadorias de socorro, e em outros casos o paradeiro das vítimas são desconhecidos. Frequentemente, as dificuldades de acesso aos que requerem a assistência não são, contudo, uma questão de circunstâncias infelizes, mas são feitas pelo homem e intencional. Saque de suprimentos de emergência, os ataques contra comboios, ou recusa em autorizar o acesso pode tornar difícil para a ajuda possa chegar aos beneficiários pretendidos. As consequências podem ser desastrosas, como eventos em Biafra, Somália, Bósnia ou sul do Sudão - para citar apenas alguns exemplos trágicos - têm mostrado.

A retenção de alimentos e outros bens vitais não é um fenômeno novo. Ao longo da história, a fome tem sido usada como método de guerra. O objetivo principal dos cercos e bloqueios não era para infligir sofrimento para a população civil, o que foi visto como uma inevitável "subproduto", mas para trazer a rendição do exército inimigo. Nas guerras de hoje, no entanto, a assistência humanitária é cada vez mais negada, como parte de uma política deliberada de civis como alvo, em particular durante conflitos armados internos. A mudança frequentemente discutida na natureza da guerra pode ser uma das razões para este desenvolvimento. A outra razão pode ser a mudança na natureza das operações humanitárias. Na década de 1990, tem havido uma tendência crescente para usá-los como um substituto para a ação política ou militar eficaz. Além disso, o número de operações de socorro tem aumentado constantemente. Isto levou a uma situação onde a ajuda humanitária é frequentemente utilizado como moeda de troca nas relações políticas e é, portanto, regularmente impedido. Porque a mídia internacional está dando mais atenção ao assunto, a retenção de ajuda também se tornou mais evidente do que antes.

Este artigo visa esclarecer as circunstâncias em que a negação de assistência humanitária pode constituir um crime sob a lei internacional. Ele examina três crimes fundamentais do direito internacional: crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. O documento não sugere a criação de uma nova categoria de crimes, mas sim examina a questão de saber se a recusa de assistência humanitária se encaixa na definição de crimes existente. O objetivo de cobrir todos os três crimes é obter uma visão geral das possibilidades de processar alguém pela negação de ajuda humanitária. Enquanto o artigo é limitado a situaçõses de conflito armado, a considerações de crimes contra a humanidade e genocídio, pode abrir uma discussão sobre a retenção de bens essenciais para a sobrevivência em tempos de tensão interna e as perturbações não previstas pelo direito internacional humanitário, ou mesmo em tempo de paz.

O estudo deste tema é de particular interesse uma vez que estes crimes tenham recuperado relevância com o trabalho dos tribunais ad hoc para a ex-Jugoslávia (TPIJ) e para o Ruanda (TPIR), e, mais importante, com a recente aprovação do Estatuto de um Tribunal Penal Internacional (TPI). O ICC futuro não só irá permitir que os autores de violações mais graves do direito internacional sejam levados à justiça, mas que também irá contribuir para a prevenção de tais violações.

     Assistência humanitária no direito internacional
Antes de analisar se a recusa de assistência humanitária pode ser considerado um crime sob a lei internacional, é preciso primeiro definir o tipo de assistência em discussão e dar uma breve visão geral das regras que o regem.
Para os fins deste artigo, a assistência humanitária é definido como incluindo todas as medidas de emergência para garantir a sobrevivência das pessoas directamente afectadas pelo conflito armado de carácter internacional ou interno. Ela engloba ajuda material - comida, água, roupas, medicamentos, combustível, abrigo, roupas de cama, equipamentos hospitalares, etc. - e os serviços de pessoal treinado. Para que a assistência a ser de natureza humanitária, o seu único objectivo deve ser o de prevenir e aliviar o sofrimento humano.Os beneficiários da ajuda humanitária são civis necessitadas, incluindo internet, e prisioneiros de guerra. Assistência prestada durante distúrbios internos e tensões (por mais difícil a distinção entre perturbações internas e conflito armado interno pode ser às vezes) e serão excluídos desastres naturais. Além disso, apenas os auxílios dada por organizações humanitárias no exterior, quer internacional, governamental ou não-governamental, serão consideradas.
O princípio da subsidiariedade, que a responsabilidade primária para atender as necessidades da população civil em um conflito armado recai sobre as partes em conflito que estão no controle efetivo do território em que essa população vive. Somente se essas partes são incapazes de cumprir as suas obrigações deveriam fora de ação alívio ser tomadas. Em um conflito armado internacional, as Terceira e Quarta Convenções de Genebra regular o fornecimento de alimentos e outros bens para os prisioneiros de guerra, e as pessoas em territórios ocupados e internados, respectivamente [3]. 1977 Protocolo Adicional II contém ainda regras relativas à ação e alívio para a população civil [4]. Nos conflitos armados não internacionais, o artigo 3 comum às quatro Convenções de Genebra e 1977 Protocolo Adicional II prevê a assistência humanitária para os civis, incluindo aqueles cuja liberdade foi restringida.
As organizações humanitárias têm o direito de oferecer ajuda humanitária aos Estados sem que isso seja considerado como uma interferência nos assuntos internos de um Estado [6]. Eles têm ainda o direito de fornecer assistência humanitária desde que obtenha o consentimento do governo em causa [7]. O consentimento deve ser dado quando os requisitos necessários são cumpridas, ou seja, que a operação de ajuda internacional é de natureza exclusivamente humanitária e imparcial e conduzido sem qualquer discriminação vis-à-vis os necessitados [8]. Na prática, as organizações humanitárias também precisa do acordo de um Estado que  não seja  parte de um conflito, que está no controle fato de o território no qual a operação de ajuda esteja sendo levada a cabo. Os comentários CICV sobre os protocolos de afirmar que o fato de que é necessário o consentimento não significa que a decisão sobre uma operação de alívio é deixada ao critério das partes: "Se a sobrevivência da população está ameaçada e uma organização humanitária que satisfaça as condições exigidas da imparcialidade,, não discriminação, é capaz de remediar esta situação, ações de socorro deve ter lugar (...) [a] recusa seria equivalente a uma violação da regra que proíbe o uso de fome como método de combate (... ) "[9]. Uma vez que uma operação de socorro é aceite em princípio, as autoridades têm a obrigação de cooperar, por exemplo, facilitando o rápido trânsito de remessas de socorro e garantindo a segurança dos comboios [10]. Partes no conflito, no entanto, têm o direito de supervisionar a operação e impor certas restrições, como o arranjo dos trânsitos de acordo com um calendário preciso e itinerário, e a busca de comboios.
https://www.icrc.org/eng/resources/documents/misc/57jq32.htm
http://www.theguardian.com/world/2015/mar/11/syrians-refuge-brazil-latin-america-war-refugees

Um longo caminho de casa: sírios encontram refúgio improvável no Brasil
Desde 2013 o Brasil tem resolvido mais refugiados sírios que qualquer outro país na região, mas a América Latina pode vir como um choque de cultura após a vida em uma zona de guerra.

Um longo caminho de casa: sírios encontram refúgio improvável no Brasil
Desde 2013 o Brasil tem reassentadas mais refugiados sírios que qualquer outro país na região, mas a América Latina pode vir como um choque de cultura após a vida em uma zona de guerra.

O Brasil não avulta na vida de Humam Debas antes da guerra na Síria. Como um gerente de negócios da cidade de Hama com uma renda confortável, ele tinha pensado sobre a tomada de sua esposa para o Rio de Janeiro para um feriado. Mas tudo o que ele realmente sabia sobre o país distante foi que ela tinha belas praias e um grande time de futebol. Ele assumiu todos lá falava Inglês, pois foi próximo para os EUA.

Hoje, no entanto, ele está tomando sua primeira aula de Português em São Paulo, onde ele e sua família estão tentando fazer um novo começo como refugiados depois de ter sido arrancado de suas casas pelo conflito e forçado em todo o mundo pela relutância das nações.

A passagem de um bairro suburbano de colegas muçulmanos para um cheias megalópole latino-americanos na maior nação católica do mundo, inevitavelmente sido traumática, mas Debas é grato a ser tomado por qualquer pessoa.

"Nenhum outro país daria sírios um visto", lembra ele sobre uma chávena de café sírio no apartamento de um quarto que divide com a esposa, o filho de dois anos de idade e irmão-de-lei, no bairro Cambuci da cidade . "Poderíamos ter tentado chegar à Europa ilegalmente por barco, mas que era muito perigoso para a minha família. Assim, o Brasil era a única opção segura. "

Desde 2013, quando o Brasil abriu suas portas, 1.740 refugiados sírios foram registrados no país - muito mais do que os EUA.

A maioria são agrupados em torno principais mesquitas de São Paulo nos distritos Brás e Cambuci. Debas (cujo nome foi mudado porque ele está preocupado com os membros da família ainda na Síria) tem sido neste último durante quatro meses.

"Oh meu Deus, foi um choque quando chegamos", diz ele, falando quase impecável Inglês. Idioma e dinheiro foram as maiores dificuldades.

Ele e sua esposa, Lara - graduados de universidades de prestígio em Damasco - veio com US $ 4.500 (£ 3.000), a maioria dos quais foi comido por contas de hotel no primeiro par de meses. Embora o governo municipal ofereceu abrigos gratuitos, Debas não queria que sua esposa e filho para compartilhar alojamento com moradores de rua e viciados em crack. Encontrar o seu próprio lugar foi difícil porque a maioria dos proprietários no Brasil exigem um fiador com propriedade.

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O Brasil é o lar de 15 milhões de pessoas de ascendência árabe, incluindo 3 milhões da herança síria, mas Debas encontrado poucas pessoas dispostas a dar apoio a esta última onda de chegadas. "Há libaneses que estão aqui há gerações, mas, infelizmente, a maioria deles não oferecem ajuda. Deve haver gente boa aqui, mas nós não conhecemos ainda. "

Debas faz um pouco de dinheiro de ensinar Inglês durante sete horas por semana, mas não é suficiente para pagar os R $ 750 (£ 160) alugar, por isso eles estão desesperados para encontrar uma renda mais estável. Eles estão pensando em iniciar um negócio de importação ou de um restaurante, embora a fonte óbvia de capital de arranque ou de uma garantia de empréstimo se foi: "Não podemos vender a nossa casa na Síria porque foi bombardeada", diz ele.

Suas vidas foram despedaçadas em 1 de Agosto de 2012, quando sua casa em Hama foi pego no fogo cruzado entre os rebeldes e as tropas do governo. "O primeiro ataque iniciado sem aviso prévio a duas horas. As janelas foram quebradas e as balas vieram através das paredes ", lembra Lara. "Nós tentamos à habitação por meio deitado no chão do corredor. Eu estava grávida. Foi o pior dia da minha vida ".

Muitos amigos e vizinhos foram mortos no ataque. Na tarde seguinte, os soldados ordenaram que todos que deixassem o lugar. Nos meses e anos que se seguiram, eles tentaram viver em outros lugares na Síria, mas que era muito perigoso, então se mudou para a Jordânia, que foi unwelcoming, por isso em setembro passado, eles decidiram se mudar para o Brasil.

 
"No começo, pensamos que poderia voltar para a nossa casa, que a nossa situação dos refugiados era temporário. 'Apenas um par de meses ", dissemos. Mas, então, foi de quatro meses, em seguida, um ano. Agora parece impossível voltar para a Síria. Eu perdi a esperança de que. A guerra vai continuar ", diz Lara.

"Nós estamos planejando fazer uma nova vida aqui no Brasil", diz o marido. "Eu recomendo a minha família e amigos na Síria, Jordânia e Egito. O Brasil é melhor do que outros países. É seguro e você pode construir uma nova vida aqui, embora é caro ... Nenhum outro país quer que nós, nem mesmo a Jordânia, onde costumava ir para piqueniques dia de viagem. A guerra destrói tudo. Ela destrói a cultura, prédios e pessoas. Se você ainda não experimentou, você não pode imaginar. "

Outros refugiados - quase todos eles são altamente instruída e qualificada - falam de decisões difíceis semelhantes. Até 2013, Hassan Salman, um programador de computador de 36 anos de idade, tinha vivido toda a sua vida em Yarmouk, no bairro palestino de Damasco. "Foi maravilhoso", diz ele, "até que os caças MiG atacaram." O governo estava punindo a comunidade por oferecer refúgio aos rebeldes. Rockets destruiu uma mesquita e uma escola.

"Eu era um quilômetro de distância. As explosões fez um barulho terrível e matou muitas pessoas, incluindo crianças e idosos ", diz Salman. "Em seguida, a polícia entrou em Yarmouk e agarrou as pessoas fora das ruas. Eles mataram muitos dos meus amigos por ajudar os refugiados. Eu também tinha ajudado. Isso foi o suficiente para eu ser morto. Assim, fugi. "


Ele levou sua família para o Líbano. Eles tiveram que usar um táxi porque o seu carro tinha sido destruído em um ataque com foguetes. Por mais de um ano, eles viviam em Baddawi campo de refugiados em Trípoli, mas a vida era difícil. Houve pouco trabalho e quando os seus vistos expiraram eles temiam ser enviado de volta para a Síria, então eles começaram a olhar para outros refúgios possíveis. Era uma alma-esmagamento e experiência caro.

"Eu tentei as embaixadas alemã e francesa. Eles levaram o meu dinheiro - US $ 200 cada para mim, minha esposa, dois filhos e mãe - e eu tive que pagar US $ 500 para obter os meus documentos traduzidos, mas eles se recusaram a nos levar. agentes libaneses prometeram que poderia levar-nos a Europa. Eu paguei-lhes US $ 3.000, mas eles simplesmente roubou o dinheiro ", lembra ele.

Em seguida, o Brasil anunciou que estava abrindo suas portas. Salman foi hesitante no primeiro. Era muito longe e ele não sabia quase nada sobre o país. Mas, tendo já overstayed seu visto por seis meses, era a única maneira de evitar o repatriamento.

"Não havia mais nada que eu pudesse fazer. Foi a minha última chance ", lembra ele. "Então eu fui ao consulado brasileiro. Eles foram muito gentis. Foi muito diferente das outras embaixadas ".

Deixando a família até que ele foi resolvido, ele chegou em São Paulo em 5 de Outubro de 2014. "Eu agradeci a Deus eu tinha deixado o Líbano", lembra ele. "Mas parecia muito estranho. Eu passei a minha primeira noite dormindo em um colchão em um chão de fábrica e perguntei a mim mesmo 'Por que estou aqui?' "

Funcionários do consulado havia explicado que o Brasil ofereceu documentos de residência e de viagem, mas sem o apoio do governo para encontrar uma casa ou trabalho. Mesquitas e Caritas (uma ONG católica) fornecer ajuda com aulas de língua e documentação, mas os refugiados são em grande parte por conta própria. Seus fundos já estão acabando. Embora ele ainda pode fazer algum trabalho on-line, ele também precisa vender roupas na rua para cobrir o aluguel mensal de US $ 600 que ele e três amigos compartilham de um apartamento de dois quartos no Brás, uma área com uma elevada taxa de criminalidade. Três amigos foram assaltados depois de visitá-lo recentemente.

Por esta razão, Salman está esperando que ele possa passar para a Alemanha, a Suécia ou a outro país. "O Brasil é um país maravilhoso se você tem um emprego. As pessoas nos tratam como brasileiros. Ninguém pergunta sobre religião. Mas o problema é dinheiro. A vida aqui é caro ", diz ele. "A Europa seria melhor."

Brasil ganhou elogios para auxiliar na pior desastre de refugiados do mundo. Ele aceitou muito mais refugiados sírios que qualquer outro país na América Latina, de acordo com o Alto Comissariado da ONU para os refugiados, e 6.300 vistos mais foram concedidas. Mas Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, diz que este apoio humanitário tem de ser colocada no contexto. No total, o Brasil ainda tem apenas cerca de 8.000 refugiados, em comparação com meio milhão na Alemanha e 200.000 em os EUA.

"Apesar de seu tamanho, o Brasil tem muito poucos refugiados", disse ele. "Este não é um país que recebe muitos estrangeiros, principalmente por causa da burocracia torna as coisas difíceis. Apenas 0,3% da população não nasceram no Brasil e essa proporção está em declínio. Compare isso a Alemanha, Inglaterra e França, onde uma em cada 10 pessoas nasceram no exterior. "

Culturalmente aberto, mas burocraticamente fechado e muito caro, o Brasil não é um concelho fácil de assimilar. Um dos que parece ter conseguido é Dana al-Balkhi, que estava entre os primeiros refugiados sírios para chegar ao Brasil.

Minha irmã pensou que era muito longe, então ela voltou para a Síria. Eu pensei que era uma oportunidade para que eu decidi vir.
Três anos antes de ela chegar em dezembro de 2013 o jovem Inglês graduado em  literatura tinha sido ansioso para uma carreira brilhante, mas sua casa em Deraa -onde muitos dos protestos iniciais tiveram lugar - tornou-se rapidamente um campo de batalha. Por dois anos, ela ouviu foguetes que voam sobre o telhado da casa. Quando os familiares começaram a desaparecer, o pai enviou Balkhi e sua irmã de distância para a segurança. Eles foram para o Líbano, em seguida, Turquia e tentou ir para a Europa, mas seus esforços foram em vão.

"Eu fui a todas as embaixadas, mas ninguém iria abrir a porta para sírios", lembra ela. Enquanto outros refugiados pago agentes para contrabandeá-los através das fronteiras ilegalmente, Balkhi sabia o suficiente sobre o tráfico de pessoas para saber os riscos. "Eu queria ir legalmente. Por duas meninas por conta própria, não teria sido seguro ir de forma ilegal. "

Isso deixou o Brasil como a única opção, mas dividiu os irmãos.

"Minha irmã pensou que era muito longe, então ela voltou para a Síria. Eu pensei que era uma oportunidade para que eu decidi vir ", diz Balkhi. "Eu estava sozinho. Eu sabia que ninguém no Brasil ".

Ela pesquisou o país em linha e fez contatos através da mesquita sunita de Pari, que ajudou com alojamento e de linguagem lições. Dentro de um mês, ela tinha encontrado um emprego em uma loja de roupas, apesar de falar no Português. Hoje, ela é fluente e trabalha como assistente administrativa.


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Saboreia uma cola em um restaurante no ostentoso Avenida Paulista, em São Paulo, Balkhi parece ter feito uma adaptação rápida e bem sucedida. Nesta cidade extremamente cosmopolita, ninguém presta atenção a seu hijab, sua religião ou seu estatuto de refugiado.

"Eu gosto das pessoas daqui", diz ela. "Eles são realmente bom, realmente acolhedor. Eles gostam de estranhos. "

Mas ainda há dificuldades impostas pelas diferenças culturais, nomeadamente a abertura de brasileiros e sua tendência para abraçar todos. "Eles não sabem muito sobre o Islã. Eles só acho que é estranho. Eles vêem que eu tenho um lenço assim que a maioria das pessoas não tente me abraçar, mas às vezes eu tenho que explicar porque eu não apertar as mãos ou as pessoas podem ficar chateado. "

Hoje, o seu maior lamento é solidão, mas em comparação com o que ela e outros têm sofrido é administrável.

"Guerra degradada nossos sonhos. Antes, a minha esperança era para uma carreira brilhante. Então eu queria paz. Em seguida, apenas menos problemas. Agora, apenas para sobreviver. "

• Este artigo foi alterado em 7 de Setembro de 2015 para corrigir uma legenda da imagem. Humam Debas e sua família foram fotografados em São Paulo, não o Rio de Janeiro como uma versão anterior disse.

Humam Debas (name changed) and family in Rio  Debas humana (não é seu nome real), na foto com sua família em São Paulo, para a esquerda, era um gerente de negócios na Síria antes de sua casa foi bombardeada. Fotografia: Jonathan Watts para o Guardian.

Dana al-Balkhi who was among the first Syrian refugees to reach Brazil. Dana al-Balkhi, que chegou ao Brasil em dezembro de 2013, um dos primeiros refugiados sírios para vir para o país. Fotografia: Jonathan Watts para o Guardian.


  


meninos curdos sírios em um campo de refugiados na cidade turca de Suruç na província de Sanliurfa em novembro de 2014. Foto: Aris Messinis / AFP / Getty Images



A participação das crianças refugiadas no desfile da "Mangueira do Amanhã" foi uma sugestão da cantora Maria Bethania, homenageada neste ano pela escola de samba Estação Primeira da Mangueira – à qual a "Mangueira do Amanhã" está associada.

 

https://nacoesunidas.org/acnur-criancas-refugiadas-desfilam-na-sapucai-pela-escola-mirim-mangueira-do-amanha/

Quarenta crianças refugiadas que vivem no Brasil terão uma experiência inédita neste Carnaval: na próxima terça-feira (09), por volta das 20hs, elas desfilarão na Marquês de Sapucaí como integrantes da escola mirim “Mangueira do Amanhã”. O desfile é promovido pela organização não-governamental brasileira IKMR (do inglês “I Know My Rigths” – ou Eu Conheço Meus Direitos) e conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
As crianças refugiadas que desfilarão no Carnaval do Rio são provenientes de sete nações: Síria, Jordânia, Palestina, Sudão, Angola, Congo e Líbia. Todas vivem no Brasil com seus familiares e são acompanhadas pela IKMR.
A participação das crianças refugiadas no desfile da “Mangueira do Amanhã” foi uma sugestão da cantora Maria Bethania, homenageada neste ano pela escola de samba Estação Primeira da Mangueira – à qual a “Mangueira do Amanhã” está associada.
Segundo a fundadora e presidente da IKMR, Vivianne Reis, o desfile “é uma oportunidade única de possibilitar às crianças refugiadas o acesso à cultura brasileira de uma forma lúdica por meio do carnaval, uma das festas mais populares e representativas do mundo, tão rica em sua diversidade”. Para ela, “brincar de folião na Sapucaí, num universo de fantasias, cores e ritmos será uma experiência mágica para as crianças”.
A escola de samba mirim Mangueira do Amanhã é um dos projetos que compõem o Programa Social da Mangueira. Fundada em 1987 pela cantora Alcione, que hoje é presidente de honra do grupo, a escola reúne cerca de duas mil crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos, que são da Mangueira e de comunidades vizinhas. Todas as crianças que participam da escola precisam estar devidamente matriculadas em escolas do país.
Para o carnaval de 2016, a escola levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Era uma vez… A Mangueira do Amanhã vai contar para vocês”, do carnavalesco Clebson Prates. Brincando e vivendo a aventura de ser criança, a escola desfilará na avenida com 21 alas e cerca de 1.800 crianças e adolescentes. As crianças refugiadas comporão a ala “Pluft, o fantasminha”.
Importantes instituições de ensino superior vinculadas à Cátedra Sergio Vieira de Mello contribuirão com o debate em torno do 30º aniversário da Declaração de Cartagena, marco na proteção de populações em situação de deslocamento forçado na América Latina e Caribe.
Participantes do IV Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, promovido pela Universidade Federal do Paraná e pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Foto: ACNUR/K. Fusaro.https://nacoesunidas.org/30-anos-da-declaracao-de-cartagena-acnur-consulta-academia-sobre-protecao-de-refugiados-no-brasil

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