VAMOS COMEÇAR NOSSA ANÁLISE.
ABRI GOOGLE, DIGITEI O ITEM DA PROGRAMAÇÃO DO CONCURSO, POR EXEMPLO: Polissemia e Ambiguidade
ENCONTREI UM LINK: http://conexaoeinformacao.blogspot.com.br/2014/07/metafora-metonimia-polissemia-homonimia.html<br /><br />
"Natureza ou essência do que é ambíguo.
Linguística. Duplicidade de sentidos; característica de alguns termos, expressões, sentenças que expressam mais de uma acepção ou entendimento possível; muito utilizado na linguagem poética ou literária, mas que deve ser evitado em alguns tipos textuais: a ambiguidade faz parte da poesia.
Exemplo:
“- eu gosto de ler livros de história, disse um jovem leitor
- (1) porque?, perguntou seu irmão
- eu quero desenvolver meu raciocínio lógico...
No exemplo acima um jovem declara seu interesse por livros de história, seu irmão lhe pergunta porque e para sua surpresa, o jovem leitor responde: “eu quero desenvolver meu raciocínio lógico...“, se analisarmos percebemos (2) que história não é a matéria ideal para desenvolver raciocínio lógico, o que causa ambiguidade nesse texto.
Polissemia
A polissemia, ou polissemia lexical (do grego poli: "muitos"; sema:"significados"), é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original, guardando uma relação de sentido entre elas.1 .
Exemplos:
Deixei-os de boca aberta.
A boca da garrafa está quebrada.
Observe que há relação de "abertura", "orifício" da palavra boca em ambas as frases. É isso que torna a polissemia diferente da homonímia."http://conexaoeinformacao.blogspot.com.br/2014/07/metafora-metonimia-polissemia-homonimia.html
Então, tudo certo no exposto????
vamos analisar, por exemplo, 7ª linha, a palavra "porque", está no início de uma frase interrogativa e vamos corrigir, " por que", não é mesmo?
(2) segundo a análise explicativa do autor, "história não é a matéria ideal para desenvolver raciocínio lógico".
vamos confrontar:
"Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre figuras e textos), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamentos convergentes e divergentes, as relações espaciais e temporais (toda história tem início, meio e fim). Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças (Silva, 2002). O contato significa para a criança o reencontro simbólico com um padrão organizativo – temporal e mesmo rítmico – que elas já vivem em sua experiência com a sucessão dos eventos no tempo: a rotina doméstica, a expectativa pelo aniversário e a ação do faz de conta."
Observem, aqui o autor foi categórico em relação a importância da leitura de histórias, seja literatura, seja a disciplina curricular que é um contexto de histórias cronológicas.
Você pode ver esse texto no link: http://www.projetoamplitude.org/com-a-palavra-amplitude/a-importancia-de-contar-historias/Projeto Amplitude
Então, eu consegui verificar "algo errado", mas se não conseguisse, o que fazer?
Analisar, muitas pessoas publicam para informar, conseguir assinaturas, pesquisas aleatórias, e mesmo não estando errado o conteúdo, sempre podemos buscar mais e mais conhecimento, sem buscar confusão de
idéias.
Vamos buscar, então, juntos:
Um trabalho em slides que faz uma relação entre as duas figuras de linguagem:http://pt.slideshare.net/evilane/ambiguidade-e-polissemia
Existem duas referências:
1º - slides são de uma Professora que tem poder de detectar "enganos";
2º - existe uma BIBLIOGRAFIA, e o autor realizou a publicação através de uma reconhecida Editora, Moderna de São Paulo.
OUTRA DICA:
UM SITE DE CONCURSOS - http://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/artigo-concursos-sandra-carrasco-53539.html
Uma palavra polissêmica é aquela que reúne vários significados. A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.
Alguns exemplos polissêmicos:
- Os convites eram de graça. (pagamento do convite)
- Aquela menina era uma graça.(beleza)
- Os fiéis agradecem a graça recebida. (favor recebido)
- Ele dançou muito bem. (significado real)
- Ele dançou no concurso. (significado figurado)
Alguns elementos monossêmicos:
- A xícara de porcelana que comprei está quebrada.
- A porcelana é um material muito caro.
Há confusão entre polissemia e homonímia, que é bastante comum, mas temos que analisar quando a mesma palavra apresenta vários significados (polissemia) e quando duas ou mais palavras com origens e significados distintos têm a mesma grafia e fonologia(homonímia).
Analise a classificação a seguir:
Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia. Exemplo:gosto (substantivo) – gosto (1ª pess. sing. pres. ind., verbo gostar); conserto(substantivo) – conserto (1ª pess. sing. pres. ind., verbo consertar).
Homófonas heterográficas (ou homófonas) são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Exemplo:
cela (substantivo) – sela (verbo); cessão (substantivo) – sessão (substantivo);cerrar (verbo) – serrar (verbo).
cela (substantivo) – sela (verbo); cessão (substantivo) – sessão (substantivo);cerrar (verbo) – serrar (verbo).
Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) são as palavras iguais na pronúncia e na escrita. Exemplo:
cura (verbo) – cura (substantivo); verão (verbo) – verão (substantivo); cedo(verbo) – cedo (advérbio).
cura (verbo) – cura (substantivo); verão (verbo) – verão (substantivo); cedo(verbo) – cedo (advérbio).
Existem também neste estudo as palavras parônimas,que são palavras parecidas na escrita e na pronúncia. Analise os exemplos:
- eminente e iminente;
- comprimento e cumprimento;
- tetânico e titânico;
- autuar e atuar;
- degradar e degredar;
- infligir e infringir;
- deferir e diferir;
- suar e soar.
Não podemos deixar de lado um assunto muito importante que é a diferença entre ambiguidade e polissemia, pois temos que tomar cuidado na escrita, na fala e nas provas dos concursos.
A ambiguidade ocorre quando a colocação de uma palavra ou expressão impossibilita a interpretação clara de um enunciado. Veja os exemplos:
- Pedro, o Paulo saiu com sua namorada.(namorada de quem?)
- Candidatos que estudam frequentemente passam nos concursos. (estudam frequentemente ou frequentemente passam?)
- Candidatos que estudam frequentemente passam nos concursos. (estudam frequentemente ou frequentemente passam?)
Repare que a disposição dos termos das orações apresenta duplo sentido, a interpretação fica prejudicada, o sentido confuso e o entendimento ambíguo. Essa forma de escrita deve ser evitada.
Já a polissemia apresenta uma palavra ou expressão com mais de um significado. Diferente da ambiguidade vista anteriormente, aponta múltiplos sentidos de uma palavra ou expressão e é a partir dela que o contexto se torna múltiplo.
Bons estudos!
Professora Sandra Ceraldi Carrasco é consultora, especialista em língua portuguesa e autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda deforma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é coordenadora de cursos e professora de redação oficial da Academia de Polícia de São Paulo. Contato:professora.sandracarrasco@uol.com.br.
EXERCÍCIOS GABARITADOS:
EXERCÍCIOS
PRESTEM ATENÇÃO!
PESQUISEM, ASSIM, VOCÊS MEMORIZAM MAIS, RACIOCINAM EM TORNO DOS CONTEÚDOS PESQUISADOS, ADQUIREM MAIOR SEGURANÇA.
NALY DE ARAUJO LEITE - BARRA VELHA - SC
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