Plano de Melhoria da Prestação do Serviço de Voz
Na data de 29/02/2016, às 19h, deu-se início a Reunião Pública promovida pelo PROCON Municipal para expor o Resultado da Campanha Área Rural com Mais Sinal, bem como para receber por parte de representantes da operadora de telefonia TIM, Plano de Melhoria da Prestação do Serviço de Voz e Dados nas áreas rurais de Barra Velha e São João do Itaperiú.
Na ocasião se fizeram presente diversas autoridades, entre as quais, Prefeitos de Barra Velha e São João, Vereadores de ambos os Municípios, o Deputado Antonio Aguiar, representante da FATMA, diretora do PROCON/SC e membro do Fórum Estadual dos PROCONS, além do engenheiro da TIM, Cleber Rodrigo Affanio, representante de Relações Institucionais da Região Sul.
Após as considerações iniciais proferidas pelo Prefeito Claudemir Matias, a Coordenadora do PROCON Municipal, Mariana Pirog Lugarini apresentou o resultado da Campanha, obtido através das cinco reuniões realizadas nas comunidades de Rio Novo, Medeiros, Itinga II, Santa Cruz e no Centro de São João do itaperiú, ocorridas entre os dias 10 a 19 de fevereiro, conforme dados a seguir: DADOS GERAIS: Número de pessoas pesquisadas: 308 (trezentas e oito); FIXO: Número de pessoas que possuem telefone fixo: 80 (oitenta) Número de pessoas que não possuem telefone fixo: 228 (duzentas e vinte e oito) Número de pessoas com interesse na instalação de telefone fixo: 208 (duzentas e oito) Número de pessoas sem interesse na instalação de telefone fixo: 20 (vinte) MÓVEL: Número de pessoas que possuem telefone móvel: 240 (duzentas e quarenta) Número de pessoas que não possuem telefone móvel: 68 (sessenta e oito) Número de pessoas com interesse na utilização do telefone móvel: 65 (sessenta e cinco) Número de pessoas sem interesse na utilização do telefone móvel: 3 (três). PROBLEMAS ENFRENTADOS NA TELEFONIA MÓVEL: Números de pessoas que mencionaram ausência de sinal: 275 (duzentas e setenta e cinco) Números de pessoas que mencionaram queda de sinal: 31(trinta e uma) Números de pessoas que mencionaram interferência na ligação: 2 (duas) INTERNET: Número de pessoas que possuem acesso à internet: 121 (cento e vinte e uma) Número de pessoas que não possuem acesso à internet: 187 (cento e oitenta e sete) Número de pessoas com interesse no acesso à internet: 180 (cento e oitenta) Número de pessoas sem interesse no acesso à internet: 7 (sete) SATISFAÇÃO: Número de pessoas satisfeitas com os serviços que possuí: 28 (vinte e oito) Número de pessoas insatisfeitas com os serviços que possuí: 280 (duzentas e oitenta) Logo em seguida foi dada a palavra ao então representante da TIM para prestar esclarecimentos e apresentar Plano de Melhoria, conforme a operadora havia sido notificada antecipadamente pela Coordenadora Mariana, durante a 1ª Reunião do Fórum Estadual dos PROCONS, realizada na data de 03/02/2016 na Cidade de Blumenau.
Neste momento, fazendo uso da palavra, a TIM, através de seu representante mencionou que possui ativas na Cidade de Barra Velha, 4 torres de tecnologia iniciada com sinal 2G, assim distribuídas: 01 na Rua 1074 e 01 na Av. Raimundo José de Aguiar, em Itajuba; 01 na Mauro Ramos e 01 na Rua 1786, ambas no Centro da Cidade. Destas 4 torres, atualmente 2 delas já fazem a recepção de sinal 3G, no entanto, estarão recebendo ampliação de capacidade para efetivar a melhora do sinal, sendo a torre da Rua Mauro Ramos já neste mês de março e a torre da Rua 1074 a partir do mês de junho. Existe ainda outra torre iniciada já com a tecnologia 3G, ativa na BR 101, no bairro Itajuba, que também estará recebendo ampliação de capacidade a partir deste mês de março, melhorando assim a recepção do sinal de um modo geral na cidade. Para o mês de maio, está programada para estas mesmas torres a ativação da tecnologia 4G, passando a recepção de dados ser de uma qualidade ainda maior. Quanto à torre instalada no Município de São João do Itaperiú, até o mês de maio, está prevista a ampliação da tecnologia 2G para 3G, culminando com a melhora dos serviços para esta região. Nada obstante, durante a Reunião Pública, que levou cerca de 2 horas, não foi apresentado pela TIM nenhum plano de instalação de nova torre em qualquer outro ponto da Cidade de Barra Velha ou Município de São João do Itaperiú.
Desta feita, o PROCON notificou novamente a empresa concessionária dos serviços, para que no prazo de 30 dias, preste esclarecimentos sobre estudo de viabilidade e apresentação de possível plano de melhoria e expansão dos serviços de voz e dados, especificamente nos bairros Rio Novo, Santa Cruz e Santo Antônio, e ainda, para o bairro Quinta dos Açorianos, ainda que a empresa alegue já estar cumprindo a meta de atingir no mínimo 80% da área contida até 30 km do limite da localidade sede dos municípios com a disponibilidade de serviços de voz e dados, conforme está obrigada pela Licitação da Anatel.
De qualquer modo, o PROCON informa que continuará empenhando esforços junto à operadora de telefonia TIM e repassando as informações recebidas a toda a comunidade de consumidores, sempre buscando um melhor atendimento das demandas, bem como para garantir a aplicação dos princípios e direitos básicos que o consumidor possui. Quem se interessar por maiores informações, poderá comparecer pessoalmente no PROCON em sua sede, localizada na Rua Pedro Gasino de Borba Coelho, n. 119, centro, Barra Velha, ou fazer contatos através dos telefones 47 34560152, 34560682 e 34561115.
Fonte: Mariana Pirog Lugarini
Fotos: Gaspar Toscan
Public Information No. 103
Barra Velha, March 2, 2016
Campaign Rural Area with More Sign
Plan Improved Voice Service Provision
On the date of 02.29.2016, at 19h, was initiated the Public Meeting organized by the Municipal PROCON to expose the results of the Campaign Rural Area with More Sign, as well as to receive from representatives of TIM telephone company, Plan Improving the provision of voice and data service in rural areas of Barra Velha and São João do Itaperiú.
At the time it did this several authorities, including, Mayors of Barra Velha and São João, Councilors of both municipalities, Mr Antonio Aguiar, representative of FATMA, director of PROCON / SC and member of the State of PROCONS Forum, beyond engineer TIM, Cleber Rodrigo Affanio, Institutional Relations representative of the South.
After the opening remarks made by the Mayor Claudemir Matias, the Coordinator of the Municipal PROCON, Mariana Pirog Lugarini presented the results of the campaign, obtained through the five meetings held in Rio Novo communities, Medeiros, Itinga II, Holy Cross and St. John Center the itaperiú occurring between 10 to 19 February, as the following data: GENERAL dATA: number of people surveyed: 308 (three hundred and eight); FIXED: Number of people who have a fixed telephone: 80 (eighty) Number of people who do not have fixed phone: 228 (two hundred and twenty-eight) Number of persons with an interest in landline installation: 208 (two hundred and eight) Number of people with no interest in landline installation: twenty (20) MOBILE: number of people who own mobile phone: 240 (two hundred and forty) number of people who do not have mobile phone: 68 (sixty eight) number of persons with an interest in using mobile phone: 65 (sixty-five) number of people with no interest in using the mobile phone: 3 (three). PROBLEMS FACED IN MOBILE TELEPHONY: Numbers of people who mentioned no signal: 275 (two hundred and seventy five) numbers of people mentioned sign of fall: 31 (thirty-one) Numbers of people mentioned interference on the link: two (2 ) iNTERNET: number of people who have access to the internet: 121 (one hundred and twenty one) number of people who do not have internet access: 187 (one hundred eighty-seven) number of persons with an interest in internet access: 180 ( one hundred and eighty) number of people with no interest in internet access: 7 (seven) SATISFACTION: number of people satisfied with the services they possess: 28 (twenty eight) number of people dissatisfied with the services they possess: 280 (two hundred and eighty) Soon after was given the floor to then representative of TIM to provide information and present Improvement Plan as the operator had been notified in advance by the Coordinator Mariana during the 1st Meeting of the State Forum of PROCONS held on the date of 03 / 02/2016 in Blumenau city.
At this time, using the word, TIM, through its representative mentioned that has active in the Barra Velha City, 4 technology towers started with 2G signal, as follows:. 01 on the street in 1074 and 01 in Av Raimundo José de Aguiar , Itajuba; 01 in Mauro Ramos and 01 Street in 1786, both in the City Centre. These 4 towers, now two of them are already making the 3G signal reception, however, will be receiving capacity expansion to effect improvement of the signal, and the tower of Mauro Ramos Street already this March and Tower Street in 1074 from of June. There is another tower already started with 3G technology, active in BR 101, in Itajuba neighborhood, which is also receiving capacity expansion from this March, thus improving signal reception in general in the city. For the month of May, is scheduled to these same towers activation of 4G technology, through the reception of data is of an even higher quality. As for the tower installed in the city of São João do Itaperiú until the month of May, is expected the expansion of technology 2G to 3G, resulting in the improvement of services in this region. Nonetheless, during the Public Meeting, which took about two hours, was not presented by TIM no new tower installation plan at any other point of Barra Velha City or Municipality of São João do Itaperiú.
This time, PROCON again notified the utility company of services, so that within 30 days, provide clarifications on the feasibility study and presentation of possible plan for improvement and expansion of voice and data services, specifically in Rio Novo neighborhoods, Santa cross and St. Anthony, and also to the Fifth neighborhood of Azoreans, although the company claims to already be fulfilling the goal of achieving at least 80% of the area contained up to 30 km from the boundary of the municipalities of the headquarters location with the availability of service voice and data, as is required by the Bidding Anatel.
In any case, the PROCON informs that will continue making efforts by the TIM telephone operator and passing on the information received to the entire community of consumers, always seeking to better meet the demands and to ensure the application of the principles and basic rights that consumer has. Anyone interested in more information, you may appear in person in PROCON at its headquarters, located in Pedro Gasino Borba Coelho Street, n. 119, center, Old Bar, or make contact by telephone 47 34560152, 34560682 and 34561115.
Source: Mariana Pirog Lugarini
Photos: Gaspar Toscan
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