BLOGUEIRA E ATIVISTA: Naly de Araujo Leite
Foto: Wilson Carlos de Araujo Leite
NALY DE ARAUJO LEITE
FALSA DEMOCRACIA
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
CONCURSO PÚBLICO - AMBIGUIDADE - LEIA:OPINIÕES DISTINTAS SOBRE O TEMA.
ENTENDA TUDO SOBRE AMBIGUIDADE FONTE:- http://umnovojeitodeensinarportugues.blogspot.com.br/
A ambiguidade pode ser usada para obter um efeito de sentido no receptor. Se ela for produzida de forma involuntária e não tiver essa finalidade como recurso textual, será considerada indevida e inadequada por dificultar a compreensão do texto pelo interlocutor. Para obter coesão e coerência é preciso, portanto, evitar essa ambiguidade, causada por pontuação imprópria, por problemas de construção textual e por emprego de palavras com mais de um sentido, que podem gerar, de forma não intencional, mais de uma possibilidade de interpretação. Veja este exemplo:
O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.
O sentido da frase ficou ambíguo, porque as palavras esse e suas podem referir-se tanto a "computador" quanto a "homem". Tanto este quanto aquele podem não realizar o seu trabalho por completo. Para que não ocorra ambiguidade, pode-se escrever essa frase assim:
O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas.
O exemplo que eu dei poderia ter sido encontrado em qualquer blog que tivesse como objetivo falar sobre os avanços na área de tecnologia. Para evitar que isso ocorra, observe alguns casos frequentes de ambiguidade, que podem ser problemáticos, e os sentidos possíveis de cada frase:
a) Problemas com o uso de pronomes possessivos
Raquel preparou a pesquisa com Sílvio e fez sua apresentação. (Raquel fez a sua apresentação ou a de Sílvio?)
• Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ambos fizeram a apresentação. • Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ele fez a apresentação dele. • Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ela fez a apresentação dela.
b) Problemas com o uso de pronomes relativos
Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artística é inegável. (É o teatro ou o museu que possui qualidade artística?)
• Visitamos o teatro e o museu, os quais têm qualidade artística. • Visitamos o teatro e o museu, e aquele tem qualidade artística. • Visitamos o teatro e o museu, e este tem qualidade artística.
c) Colocação inadequada de palavras
O cliente aborrecido recusou o vinho por causa da safra. (O cliente era aborrecido ou ficou aborrecido naquele momento?)
• O cliente recusou aborrecido o vinho por causa da safra. • O cliente, que era aborrecido, recusou o vinho por causa da safra.
d) Sentido indistinto entre agente e paciente
A recepção dos noivos foi no salão do clube. (A recepção foi oferecida pelos noivos ou eles foram recepcionados?)
• A recepção foi oferecida pelos noivos no salão do clube. • Os noivos foram recepcionados no salão do clube.
e) Uso indistinto entre o pronome relativo e a conjunção integrante
O motorista falou com o passageiro que era gaúcho. (O motorista era gaúcho ou o passageiro?)
• O motorista disse que era gaúcho ao passageiro. • O motorista conversou com o passageiro gaúcho.
f) Problemas com o uso de formas nominais
O pai viu o filho chegando em casa bem tarde. (Quem chegou em casa bem tarde: o pai ou o filho?)
• O pai viu o filho que chegava em casa bem tarde. • O pai, ao chegar em casa bem tarde, viu o filho.
COMENTÁRIO DA AUTORA DO BLOG: NALY DE ARAUJO LEITE
Se é para atingir um público, ambiguidade tem que ser direcionada e não acidental ou ocasional (verbal);isso é comunicação.
Se é um texto de novela, teatro, comédia, ela tem que ser escrita tecnicamente, com cuidado e recursos próprios e falada pelo autor, assim, escritor e personagem, atingem o público (escrita e expressão);isso é comunicação.
Não se deve restringir ou subestimar inteligências.
Não se deve limitar interpretações;
Não se deve eliminar subjetividades;
Não se separa o humanos do técnico na arte de escrever.
Antes da faca de dois gumes, o homem das cavernas se comunicava.
Publicações, que detonam o uso da ambiguidade, dentro do critério de análise de texto, me levou a uma dúvida em relação a importância da ambiguidade,eu, particularmente, não sobrevivo sem uso de figuras de linguagem, sejam de sons, construtivistas, palavra e pensamento, incluo ambiguidade, polissemia, a mula sem cabeças, o gato de botas e tudo mais.
Desconsiderar a ambiguidade, digamos a lexical, e desde já, minhas considerações são outras, e um personagem que era extremamente culto e crítico desta "avareza contra ambiguidade lexical", temos programas de tv,cujos personagens ganham vida com ambiguidade:
Paródia da apresentadora Marília Gabriela. / Garoto que gosta de fazer perguntas de duplo sentido e não larga do minigame enquanto fala.
Na linguagem jurídica "não se recomenda a linguagem estrutural,lexical, gramatical ambígua, mas nossas leis estão cheias de lacunas, e a interpretação das leis leva a uma ambiguidade quando postula jurisprudências todos os dias. Essas jurisprudências se geradas por analogia, ou por outros juízos realizados nos compõe a ambiguidade pela possibilidade de analogia.
E para endossar, sou extremamente crítica aos textos das últimas décadas de materiais escolares de Língua Portuguesa das Escolas Públicas, cujos textos, sem a presença técnica da ambiguidade lexical em seus escritos, tem suas interpretações determinadas pelos autores, de forma " recursável, discutível" , suas construções para respostas dos exercícios deixam margens a dúvidas, quando exigem mais do alunos, não seja puramente cópia de determinados parágrafos.
Os grandes filósofos usavam da ambiguidade para suas discussões que originaram os princípios filosóficos que permeiam, hoje, nossas ciências filosóficas.
Então, quando em um Programa de Concursos, se exigem conhecimentos em AMBIGUIDADE, com certeza, eles querem um candidato que tenha conhecimentos a nível médio que, com certeza, sua maturidade, vivência escolar e prática da matéria não são suficientes para entender que, é para que seus textos, suas petições, tenham uma qualidade técnica que seu nível médio é insuficiente para suprir, praticamente.
E as "AGÊNCIAS DE CONCURSOS" não estão preocupadas em esclarecer aos concursandos que pagam R$ x vlor, a questão, e nem discutir com o (a) contratante do Poder Público.
Os decorebas da escola, fixação de memória dentro da restrição imposta e reforçada pelos sistema capitalista,seletivo, cruel e desumano de CONCURSOS PÚBLICOS, urge no tempo, é EMPREGUISMO.
EMPREGUISMO não gera bons funcionários, mesmo os primeiros colocados, e o povo continua sofrendo nas mãos do sistema, porque é o povo que será atendido por aquele (a) aprovada.
Os Programas para Concursos restringem, totalmente, as possibilidades dentro do exercício daquela função, e são pré-seletivos, para um grupo minoritário engendrado no esquema, pensantes do mesmo circulo.
QUE CIRCULO?
Passou? É emprego. Assina o ponto, faz que faz e tudo bem, principalmente se o salário for mais ou menos, e o
GRANDE ARGUMENTO:
Você é criativo, tem uma maneira diferente de ver e escrever, quer atingir o público ou receptor de forma diferente, está fora dos padrões, se torna uma AMBIGUIDADE NA PRÓPRIA AMBIGUIDADE CONCURSAL.
MARGEM PARA NÃO RECURSOS, quem tem extensão de análise????
IMPROVISÃO DE RECURSOS, porque esses, já estão previamente prontos em serem retrucados dentro de argumentações técnicas, pela AGÊNCIA, e jurídicos, pelo Departamento ou Assessoria Jurídica, pois tal prática poderia sugerir o que resultaria em FRAUDES E ABUSO DE PODER.
Imagina "dentro de um critério tão refinado as escolhas e eliminações realizadas", se reúnem antes, e decidem a quais empossam depois, já ouviram falar?
Eliminação através de articulação? Imperceptível!!!!
QUEM PENSOU ASSIM, LEVANTA AS MÃOS.... PARA OS CÉUS.....DIGAM:AMÉM!!!!!!
Não estou levantando dúvidas sobre nenhum concurso.
O que estou fazendo, então?
Analisando 01 (um ) item de Programas de Concurso para ensino Médio.
Tem FIGURAS DE LINGUAGEM NESSE PROGRAMA?
TEM, mas temos quatro grupos de figuras de linguagem, não foi especificado, portanto, qualquer um deles poderá ser imensamente explorado.
Por que AMBIGUIDADE TÁ LÁ NO COMEÇO E FIGURAS DE LINGUAGEM NO FINAL?
Porque FIGURAS DE LINGUAGEM facilitam a COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR, principalmente, quando receptores são pessoas simples, do povão, aproxima as pessoas, com certeza, quem está orientando está correspondendo a exigências, e esse RECURSO é fim último daquele cargo que será exercido.
Mas e se for um cargo que exija muita comunicação?
Então esse Programa tem o intuito de FORÇAR CUMPRIR HIERARQUIA.
Um toque ditatorial, na Administração Pública, SEGURANÇA para uma linha dividindo aproximações humanas
em demasia.
Assim, você, antes de se inscrever, saberá NO QUE ESTÁ ENTRANDO, COM QUE TERÁ QUE COOPERAR, A QUE SE SUJEITARÁ E SE ENTRAR NO DESAFIO, PROBABILIDADES DE GANHAR OU DESISTIR.
PRECISA DE TESTE VOCACIONAL?
NÃO, PRECISA DE RESPEITO E VERDADE.
BRASILEIRO TEM QUE SER ISENTADO DE TAXAS COMO EXAMES DA ORDEM DOS ADVOGADOS, CONCURSOS PÚBLICOS,TEM QUE TER FACULDADE PARA TODO MUNDO DE GRAÇA E ACABAR COM ENEM.
NÃO PRECISA BARRAR ATRAVÉS DE ENEM ALUNO "QUE NÃO SABE NADA", PORQUE NÃO VAI RESOLVER, ISSO DEVERIA TER SIDO VERIFICADO DURANTE O TEMPO DELE NOS ANOS LETIVOS, REGISTROS DE HISTÓRICOS ESCOLARES, NOTAS.
COMO ENTRAR NA FACULDADE?
ATRAVÉS DOS PEDIDOS E SOLICITAÇÕES DOS ALUNOS DE VAGAS ÀS FACULDADES E ANÁLISE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COM AS UNIVERSIDADES DOS HISTÓRICOS ESCOLARES.
VOU ENDOSSAR MEUS ESCRITOS, QUANTO A IMPORTÂNCIA DA AMBIGUIDADE, NÃO SOMENTE EU, PENSO ASSIM. NALY DE ARAUJO LEITE
O escritor espanhol Javier Cercas está de volta. O autor do magnífico Soldados de Salaminaaventurou-se desta vez por uma história de jovens delinquentes nos anos da transição espanhola da ditadura para a democracia. Um romance duro e comovente em que mistura todos os géneros, como num “cocido madrileño”.
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