NALY DE ARAUJO LEITE

NALY DE ARAUJO LEITE
FALSA DEMOCRACIA

quarta-feira, 16 de março de 2016

É WAR - QUESTÃO 11 DO CONCURSO EDITAL 003/2015 - SAÚDE - BARRA VELHA - SC - BRASIL /// It WAR - ISSUE 11 THE TENDER NOTICE 003/2015 - HEALTH - OLD BAR - SC - BRAZIL

GENTE!!!!!!! VEJAM A RESPOSTA PARA O RECURSO QUE POSTEI NO CANAL DO CANDIDATO IOBV, EM RECURSO NO DIA 

terça-feira, 8 de março de 2016

http://tecnaly.blogspot.com.br/2016/03/gabarito-concurso-prefeitura-municipal.html

Realmente,  questão "B" É A INCORRETA PLEITEADA PELA QUESTÃO 11.
O ENUNCIADO PEDE A "INCORRETA"!!!!
A INCORRETA É A "RESPOSTA A SER MARCADA".
LETRA "B

LEIAM A RESPOSTA DO IOBV:http://gestoreditais.com.br/midias/edital/25/493/ato-11-divulga-julgamento-dos-recursos-contra-questoes-de-prova-pdf_66.pdf
PÁGINA - 13 - 19



ELES MANTIVERAM A RESPOSTA DO GABARITO PRELIMINAR, OU SEJA, LETRA "A", E A MINHA LUTA ATRAVÉS DO RECURSO É PARA LETRA "B".
DEIXEI CLARO O QUE DESEJAVA COM MEU RECURSO, FOI O QUE PUBLIQUEI NO LINK http://tecnaly.blogspot.com.br/2016/03/gabarito-concurso-prefeitura-municipal.html

OFERECI TODAS AS REFERÊNCIAS POSSÍVEIS, E ELES NÃO QUEREM ALTERAR O GABARITO.
RECURSEI NOVAMENTE, PORQUE NÃO ACEITO ESSA RESPOSTA!!!!
É LETRA "B" E NÃO A LETRA "A".

DATA VÊNIA!!!!!!!

SE EXISTEM DIVERSAS CORRENTES DENTRO DAS CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS E SE NÃO FOI ESTABELECIDO COM RIGOR BIOGRAFIAS E CONTEÚDOS PARA ESTUDOS, CONFORME ANEXO DO EDITAL 003/2015:
"
ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATENÇÃO: Poderão ser objeto de questões quaisquer alterações na legislação constante dos programas das provas, havidas e publicadas até o dia da publicação do presente edital. Nas questões relacionadas a conhecimentos de informática, salvo expressa menção do programa e ou enunciado, as perguntas poderão estar relacionadas a qualquer versão dos softwares existentes no mercado. As bibliografias são meramente sugestões ficando a Cargo Público do candidato pesquisar e adquirir o material para estudo."

PROGRAMAÇÃO:

CARGO PÚBLICOS NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS – COMUM A TODOS OS CARGO PÚBLICOS LÍNGUA PORTUGUESA. Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo (número e gênero).Gêneros textuais: conto e fábula. MATEMÁTICA Noções de cálculos, situações-problema para uso das operações básicas. Unidades de Medidas. Cálculo de área. Figuras Geométricas. operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; grandezas e medidas; conjuntos. Medidas de tempo, porcentagem, juros simples. GERAIS A ATUALIDADES Aspectos da História, Geografia, Atualidades, Cultura, Cinema, Artes, tecnologia, Economia, e organização política do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Ciências naturais e meio ambiente AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Noções Básicas sobre Saúde e Saneamento: Saúde física, mental e social; Higiene na prevenção das doenças; Necessidades nutricionais; Amamentação; Medidas profiláticas (tipos de vacinas e soros); Importância da Imunidade e tipos de Imunidade; Tipos de doenças adquiridas; Vírus e principais viroses; Bactérias patogênicas (principais doenças bacterianas); Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças parasitárias; Epidemiologia (epidemia, endemia e pandemia); Qualidade de vida (prevenindo a hipertensão e a diabete); Planejamento familiar (métodos contraceptivos); Noções de primeiros socorros; Lei do SUS; Procedimentos, responsabilidades e atribuições do ACS. Formulários de preenchimento Obrigatório. Lei n° 8.080, de 19 de Setembro de 1990; Lei n° 11.350 de 05 de outubro de 2006; Emenda Constitucional nº 51;Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014;Portaria nº 2.488 de 21 de outubro de 2011(Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). AGENTE DE CONTROLE DA DENGUE Noções Básicas sobre Saúde e Saneamento: Saúde física, mental e social; Higiene na prevenção das doenças; Controle Ambiental: 1. Dengue, Febre Amarela; Noções básicas sobre as doenças; Noções básicas sobre os vetores; Diretrizes básicas para controle vetorial; Atividades preconizadas; Métodos de controle vetorial; Ações do controle vetorial; Equipamentos utilizados no controle vetorial; Operacionalização do controle vetorial; Ações da vigilância sanitária no controle de vetores. . Esquistossomose e Doença de Chagas; Noções básicas sobre as doenças; Noções básicas sobre os vetores. "http://gestoreditais.com.br/midias/edital/25/493/edital-03-2015-emprego-publico-2-pdf_32.pdf


DEIXO POSTADO AQUI A ARGUMENTAÇÃO DO MEU 1º RECURSO AO GABARITO PROVISÓRIO!!!!!!
Minha argumentação baseada LINK  http://www.esp.mg.gov.br/wp-content/uploads/ 2012/09/ACS-Unidade-3-Guia-do-Aluno.pdf, MAS O MEU ALVO É TORNAR "INCORRETA"  QUESTÃO "B" POR SER A RESPOSTA CERTA.


" Na Geografia há no mínimo duas correntes de pensamento que apreendem de forma distinta a questão do espaço.
A primeira o apreende de forma naturalizada, como um espaço físico que está dado, onde o ambiente em que se vive é alguma coisa externa à vida da sociedade.Para os defensores de tal concepção são os critérios geográficos e/ou geo-políticos que delimitam os espaços – estes, dados pelos interesses do Estado, onde o social é mais uma variável – que vão definir o território, área, região ou localidade. Esta concepção, ao ser adotada pelo setor saúde, por exemplo, na delimitação de área de responsabilidade de uma equipe de Saúde da Família, definiria apenas um local onde se opera a base do sistema, isto é, o número de família a ser considerado, a localização dos equipamentos de saúde e outros, o número de equipes por área de abrangência, distribuição da população por faixa etária, dentre outras variáveis. Tal abordagem limita-se a uma descrição estática do espaço onde deve atuar a equipe de Saúde da Família. 
Existe  um conceito em relação a descrição estática do espaço de atuação da Saúde. ALTERNATIVA "A"

Não vou discutir as questões a não ser a ALTERNATIVA "B"
QUAL O CONCEITO-CHAVE DA GEOGRAFIA?
SEGUNDO A QUESTÃO É O "LUGAR".
Vejamos:

1 - PAISAGEM: UM CONCEITO CHAVE NA GEOGRAFIA. Emerson Lizandro - e fortlecido em seu conceito: "Também G. Bertrand desenvolve uma análise da paisagem enquadrada nesta linha, tornando o conceito de geossistema mais difundido na Geografia."http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/23.pdf&gws_rd=cr&ei=OGvfVvXyHMHAwATm5Y-gCA


2 - Espaço, um conceito-chave da geografia de Roberto Lobato Corrêa.
confira: https://naqueleblogtem.wordpress.com/2012/04/26/espaco-um-conceito-chave-da-geografia-de-roberto-lobato-correa/

3 -  “Espaço, um conceito-chave da geografia” do Roberto Lobato Corrêa, espero que o texto esteja elucidativo e possa contribuir para a assimilação do conteúdo.
O autor inicia o texto estabelecendo certo debate acerca da palavra espaço e suas diversas definições. Cita desde 12 distinções dadas pelo dicionário até as diversas acepções também estabelecidas pelas mais diversas áreas e disciplinas – matemáticos, economistas, psicólogos etc.

ANTES DE MAIS NADA POSTO AQUI A QUESTÃO DE Nº 11 DA PROVA DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - QUESTÃO DE Nº 11 - 

Questão 11
Em relação aos conceitos de territorialização, microárea e área de abrangência, é INCORRETO:

A) A palavra Territorialização está ligada a cada microárea, geograficamente delimitada e estabelecida.
Onde pode-se deter este conceito estático baseado em procedimentos rígidos.
B)O território contém inúmeros lugares; e lugar é um conceito-chave da geografia. Nessa porção do espaço onde se desenvolve a trama das relações sociais de cada indivíduo, e que produz a identificação com o lugar. O significado de cada lugar é dado pelo seu uso: lugar de produzir ou lugar de consumir, lugar de adoecer e lugar de curar; lugar de amar e lugar de lutar.
c)Área de abrangência: corresponde a área de responsabilidade de uma unidade de saúde, baseada na lógica da vigilância em saúde. Apoia em critérios de acessibilidade geográfica e de fluxo da população. Essa nomenclatura é a que mais se adequa à filosofia do PSF.
Concebendo a paisagem a partir de uma visão sistêmica, o autor apresenta sua
definição:
A paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados.
É, em uma determinada porção do espaço, o resultado da combinação
dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que,
reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um
conjunto único e indissociável, em perpétua evolução. (BERTRAND, 1972,
p.14
Dentre todas as relações estabelecidas em conceituando lugar, o significado de lugar não confere pelos "tantos usos relacionados em tal conceituação ou corrente doutrinária".
D)Microárea: é um segmento da divisão geográfica da  área de abrangência, composto de domicílios, sob a responsabilidade de um Agente Comunitário de Saúde.




ESTOU NA DEFESA DA OPÇÃO B COMO INCORRETA. resposta a ser marcada!!!!!


Em definições:


lugar
substantivo masculino
1.       1.
parte delimitada de um espaço; local, sítio, região.
"procura um l. reservado para morar"
2.       2.
local onde se está ou se deveria estar; posto, posição, ponto.
"de seu l. ele podia ver quem se aproximava da casa"
3.        
Quando fazemos o uso de palavras com extensões diversas a distanciamos de sua origem etimológica.
Além da falta de identificação com os conceitos lançados para as diversas práticas, "ha uma confusão" em termos de desenvolvimentos de correntes e doutrinas.
Ao surgir uma nova função e cargo, como o de ACS, relativamente novo, desde ALMA ATA, pode-se alegar, em extensões nas diversas ciências com as quais obrigatoriamente ou não se relacionam tais cargos ou funções.
Na relação Programas de Saúde, ACS, temos nesta questão, um exemplo, a questão B que trouxe definição de lugar na 2ª parte da questão INCORRETA pela distância lexical aos termos de seu enunciado.
LUGAR NÃO É CONCEITO CHAVE EM GEOGRAFIA,
Ao traçar essa afirmação, não foi delineada a Geografia Humanística, e ao mesmo tempo em que o território é um resultado, onde relações sociais se concretizam, se colocou que no LUGAR se articulam as forças e relações sociais, mas o resultado é no Território, então:
- um resultado e condição para realização das relações sociais;
- lugar tem significados individuais,, e o ACS vai absorver e relacionar geograficamente o significado de cada lugar, até o de amar?
Como é isso?
A Geografia do lugar de amar?
A Geografia do lugar de morrer?
 Geografia do lugar de adoecer?
É ABSURDO!
Foi uma adaptação infeliz, ainda alego que, todos os autores mencionados entre (parênteses) dentro do canal do que se extraiu a 2ª parte da questão, nenhum deles trás esse conceito, começo citando um dos mencionados:

DEFININDO LUGAR - ESCRITORES E GEÓGRAFOS:
1 - CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia.
Bibliografia

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003

“... Lugar e região, tem sido diferentemente conceitualizado segundo as diversas correntes da geografia. Ressalta-se, a propósito, que o debate tem sito extremamente salutar pois se revela conflitos, permite, por isso mesmo, avanços na teoria geográfica... o embate conceitual não é exclusivo a geografia: vejam-se, por exemplo, os conceitos de valor entre os economistas, classe social entre os sociólogos e cultura entre os antropólogos.”(p.16)

http://professoralaisacabral.blogspot.com.br/2011/12/correa-roberto-lobato-espaco-um.html

2 - AUTOR SOUZA 

O Lugar no mundo e o mundo no lugar O conceito de lugar na Geografia tomou inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo, a saber: lugar da existência, da co-existência, da co-presença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo. O lugar, de maneira geral é um espaço sensato, isto é, apropriado ao nosso sentido, um espaço que nos convém, um espaço sensível. Mas um espaço orientado, um espaço de orientação, que permite responder a pergunta: Onde estamos? Enfim, é um espaço que dá lugar ao sentido, ao bom senso, ao pensamento sensato. Um lugar se abre para outros lugares e o lugar de todos os lugares, o lugar comum, este é o mundo. É tênue a diferença, portanto, entre lugar e Mundo (SOUZA,1997). Mas como o mundo é dialético, assim sendo com o lugar, Souza (1997) afirma que os lugares parecem revelar todas as contradições do mundo: nos lugares esse mundo se revela cruel, perverso, tornando o cotidiano de cada um quase uma fatalidade. A autora claramente nos ensina sobre esta adjetivação e sobre sua importância na compreensão do lugar, sendo realmente seu valor objetivo, o valor do conhecimento, de uma outra possibilidade, um protesto a revolução.
ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS
Santos, Boaventura de Sousa (2013) “Chávez: l’héritage, les défis”, Marx Actuel, 54, 101-106
Santos, Boaventura de Sousa (2012) "Plurinationaler Konstitutionalismus und experimenteller Staat in Bolivien und Ecuador", Kritische Justiz, Vol. 45, 2, 163-177.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "Public Sphere and Epistemologies of the South", Africa Development, Vol. XXXVII, Nº 1, 43-67.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), “The University at a Crossroads”, Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, X, Issue 1, Winter 2012, 7-16.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), “A Encruzilhada da Universidade Europeia”, Revista do SNESup, 41.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "Épistémologies du Sud", Études Rurales, 187, 21-50.
 .http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16506/9215

Apresenta-se, ainda, "lugar" como conceito chave da Geografia.
E não é.
O conceito de LUGAR se apresenta em última instância em todas as pesquisas realizadas, e ainda como se fundindo com o conceito de ESPAÇO, e surgindo  a partir dele.
Muita graduação para o conceito de LUGAR, é neste sentido que se perdem definições e conceitos, quando "ultrajamos" as devidas hierarquias dentro do estudo geográfico, LUGAR É CONSEQUENTE DO ESPAÇO, SUA FUNÇÃO E DEFINIÇÃO E não CONCEITO-CHAVE DE GEOGRAFIA COMO APONTADO NA LETRA B DA QUESTÃO 11.
CONFIRAM:
http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/
- A QUESTÃO 11 TRÁS ESSE CONTEÚDO QUE SE PODE ENCONTRAR NO CANAL ABAIXO CITADO:
"o território nunca está pronto, mas sim em constante transformação. Ao mesmo tempo que território é um resultado, é também condição para que as relações sociais se concretizem. E, sendo construído no processo histórico é historicamente determinado, ou seja, pertence a uma dada sociedade, de um dado local, que articula as forças sociais de uma determinada maneira. O significado de cada lugar é dado pelo seu uso: lugar de produzir ou lugar de consumir; lugar de adoecer e lugar de curar; lugar de amar e lugar de lutar. SE ENCONTRA NA INTERNET TAIS COLOCAÇÕES., essa, enviada por Gabriela - https://www.passeidireto.com/arquivo/1725657/sanare_ano_iv_n1_net1/17
Temos correntes e correntes, assim sendo, certas para alguns, erradas e discordantes para outros.

Em verificando com exposições outras, temos:
Geógrafo - YI FU TUAN determina lugar dentro da Corrente Humanística como sendo o "lugar" como sendo porção do espaço em relação ao qual  se desenvolvem afetos a partir da experiência individual ou grupos sociais. Portanto o autor Tuan trata a relação entre espaço e tempo na construção do lugar. Para Yi Fu Tuan o lugar é uma área que foi apropriada, transformando um espaço  indiferente em lugar, o que por sua vez implica na relação com o tempo de significação deste espaço e lugar."O lugar é um mundo de significado organizado".http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/


Bibliografia selecionada[editar | editar código-fonte]
·         TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
·         TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
·         TUAN, Y. F. A Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. Cap. 7, p. 143-164.
·         TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2006.
Referências
1.     Ir para cima Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Metodologia do Ensino de História e Geografia, 6), p. 164-165.
2.     Ir para cima Yi-Fu Tuan. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Segundo o léxico, local é limitado a uma região e território à área de um país, estado, província ou cidade. No entanto, a maioria das pessoas usa indistintamente as palavras local, região, área e território atribuindo-lhes o mesmo significado quando se trata da delimitação de um espaço geográfico. Na Geografia há no mínimo duas correntes de pensamento que apreendem de forma distinta a questão do espaço. A primeira o apreende de forma naturalizada, como um espaço físico que está dado, onde o ambiente em que vivemos é alguma coisa externa à vida da sociedade. Para os defensores de tal concepção são os critérios geofísicos e/ou geopolíticos que delimitam os espaços – estes, dados pelos interesses do Estado, onde o social é mais uma variável – que vão definir o território, área, região ou localidade. Esta concepção, ao ser adotada pelo setor Saúde, por exemplo, na delimitação de área de responsabilidade de uma equipe de Saúde da Família, definiria apenas um local onde se opera a base do sistema, isto é, o número de famílias a ser considerado, a localização dos equipamentos de saúde e outros, o número de equipes por área de abrangência, distribuição da população por faixa etária, dentre outras variáveis. Tal abordagem limita-se a uma descrição estática do espaço onde deve atuar a Equipe de Saúde da Família. Essa concepção de apropriação de espaço naturalizado, previamente estabelecido, presta-se, ou melhor, é eficaz, quando adotamos a concepção de saúde apoiada no modelo biomédico que a considera como ausência de doença e, esta definida como alteração fisiopatológica. Portanto, também naturalizada, biologizada e, ao tratar o social, o faz reduzindo-o a um conjunto de características individuais, os chamados “fatores sociais”, não assumindo o dinamismo da construção do espaço como processo social.

Realmente,  questão "B" É A INCORRETA


RECURSO É UM MEIO DE TENTAR SE COLOCAR MELHOR EM UM CONCURSO, EM TERMOS DE CLASSIFICAÇÃO, MAS TAMBÉM, UMA OPORTUNIDADE DEMOCRÁTICA DO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, UMA QUESTÃO PODE FAZER TODA DIFERENÇA.
ESSA É UMA AÇÃO QUE PODE BENEFICIAR, TRAZER MAIOR CONHECIMENTO, E ESCLARECER DÚVIDAS. NALY DE ARAUJO LEITE

PEOPLE!!!!!!! SEE THE ANSWER TO REMEDY THAT CANDIDATE posted on CANAL IOBV IN RESOURCE IN THE DAY
Tuesday, March 8, 2016
http://tecnaly.blogspot.com.br/2016/03/gabarito-concurso-prefeitura-municipal.html

Really matter "B" IS INCORRECT claimed by Question 11.
The statement ASKS "INCORRECT" !!!!
IMPROPER IS THE "REPLY TO BE MARKED".
LETTER B

Read the RESPONSE IOBV:http://gestoreditais.com.br/midias/edital/25/493/ato-11-divulga-julgamento-dos-recursos-contra-questoes-de-prova-pdf_66.pdf
PAGE - 13-19





My argument based LINK http://www.esp.mg.gov.br/wp-content/uploads/ 2012/09 / ACS-Unit-3-Guide-the-Aluno.pdf BUT MY AIM IS BECOMING "INCORRECT "QUESTION" B "WHY IS THE ANSWER RIGHT.


"In geography there are at least two schools of thought that perceive differently the issue of space.
The first apprehends a naturalized way, as a physical space that is given, where the environment in which we live is something external to the life of sociedade.Para proponents of this concept are the geographic and / or geo-political delimiting spaces - these, given the interests of the state, where the social is another variable - that will define the territory, area, region or locality. This conception, to be adopted by the health sector, for example, the delimitation of the area of ​​responsibility of a Family Health Team, would only provide a place where it operates the base system, that is, the number of families to be considered, location of health facilities and others, the number of teams by area of ​​coverage, distribution of population by age group, among other variables. Such an approach is limited to a static description of the space where it should act the Health Team family.
There is a concept in relation to static description of the health work space. ALTERNATIVE "A"

I will discuss the issues unless ALTERNATIVE "B"
WHAT IS THE KEY CONCEPT OF GEOGRAPHY?
ACCORDING TO ISSUE IS THE "PLACE".
Let's see:

1 - LANDSCAPE: A CONCEPT KEY IN GEOGRAPHY. Emerson Lizandro - and fortlecido in its concept: "Also G. Bertrand develops a landscape analysis framed in this line, making the concept more widespread in geosystem Geografia."http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/23.pdf&gws_rd=cr&ei=OGvfVvXyHMHAwATm5Y-gCA


2 - Space, a key concept of Roberto Lobato Corrêa geography.
check it: https://naqueleblogtem.wordpress.com/2012/04/26/espaco-um-conceito-chave-da-geografia-de-roberto-lobato-correa/

3 - "Space, a key concept of geography" Roberto Lobato Corrêa, I hope the text is plain and can contribute to the assimilation of the content.
The author begins the text establishing some debate about the word space and its various settings. It quotes from 12 distinctions given by the dictionary to the different meanings also established the most diverse areas and disciplines - mathematicians, economists, psychologists, etc.

BEFORE ANYTHING ELSE POST HERE QUESTION No. 11 OF COMMUNITY HEALTH AGENT OF EVIDENCE - QUESTION # 11 -

question 11
In relation to the concepts of territorial, and micro-area coverage area is INCORRECT:

A) The word Territorialization is connected to each micro area, geographically defined and established.
Where can stop this static concept based on strict procedures.
B) The area contains many places; and place is a key concept of geography. In this portion of space where develops the plot of social relationships of each individual, and produces identification with the place. The meaning of each place is given for its use: instead of producing or consuming place, place of illness and place of healing; place of love and place to fight.
c) Coverage area: is the area of ​​responsibility of a health care facility, based on health surveillance of logic. Supports in geographical accessibility criteria and population flow. This nomenclature is the most suited to the PSF philosophy.
Conceiving the landscape from a systemic perspective, the author presents his
definition:
The landscape is not the simple addition of disparate geographic features.
It is, in a certain portion of space, the result of combining
dynamic, so unstable, elements of physical, biological and anthropogenic that
dialectically reacting on each other, make the landscape one
single and indivisible whole, in perpetual evolution. (BERTRAND, 1972
p.14
Of all the relationships established in conceptualizing place, the meaning of place does not give the "so many uses related to this concept or doctrinal current."
D) MICROAREA: is a segment of the geographical division of the coverage area, composed of households, under the responsibility of a Community Health Agent.




AM IN DEFENCE OPTION B AS INCORRECT.


In settings:


place
masculine noun
1. 1.
delimited part of a space; site, site area.
"I am looking for a l. Reserved to live"
2. 2.
where it is or should be; rank, position, period.
"Its l. He could see who was approaching the house"
3.
When we use words with multiple extensions to move away from its etymological origin.
Besides the lack of identification with the concepts introduced to the various practices, "there is a confusion" in terms of development of current and doctrines.
The emergence of a new role and position as the ACS, relatively new, since ALMA ATA, can be argued in extensions in the various sciences with which mandatorily or do not relate such positions or functions.
In relation Health Programs, ACS, we have in this issue, an example, the issue that brought B definition of place in the 2nd half of INCORRECT question the lexical distance to the terms of his statement.
PLACE IS KEY CONCEPT IN GEOGRAPHY,
In tracing this statement was not outlined the Humanistic Geography, and at the same time that the territory is a result where social relations are realized, if put in the PLACE articulate the forces and social relations, but the result is in the Territory, So:
- A result and a condition for realization of social relations;
- Place has individual meanings ,, and ACS will absorb geographically and relate the meaning of each place, until the love?
How is that?
The geography of the place of love?
The geography of the place to die?
 Geography of the place to get sick?
It is ABSURD!
It was an unfortunate adaptation, still claim that all authors mentioned in (parentheses) within the channel that extracted the 2nd part of the question, none of them behind this concept, start quoting one of the mentioned:

DEFINING PLACE - WRITERS AND GEOGRAPHERS:
1 - Correa, Roberto Lobato. Space: a key concept of geography.
Bibliography

Correa, Roberto Lobato. Space: a key concept of geography. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, Correa, Roberto Lobato (eds.) Geography: Concepts and Themes. 5th edition. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003

"... Place and region, it has been conceptualized differently according to different currents of geography. It is noteworthy, by the way, that the debate has extremely healthy sito because it reveals conflicts, allows, therefore, advances in geographic theory ... the conceptual struggle is not unique geography: to see, for example, the concepts value among economists, social class among sociologists and culture among anthropologists. "(p.16)

http://professoralaisacabral.blogspot.com.br/2011/12/correa-roberto-lobato-espaco-um.html

2 - AUTHOR SOUZA

The place in the world and the world in place the concept of place in geography took numerous interpretations, always having the need to adjectival it, namely, place of existence, co-existence, co-presence, solidarity, happen solidarity, the size of the daily space, singular and subjective. The place in general is a sensible space, that is appropriate to our sense, a space that suits us, a sensitive space. But an oriented space, an orientation space, which allows to answer the question: Where are we? Anyway, it's a space that gives rise to the sense, common sense, the sensible thinking. A place opens to other places and the place of all places, the common place, this is the world. It's fine the difference, therefore, between place and world (SOUZA, 1997). But as the world is dialectical, thus with the place, Souza (1997) states that the posts seem to reveal all the contradictions of the world: places in this world is revealed cruel, wicked, making the daily life of each almost inevitable. The author clearly teaches us about this adjectival and about its importance in understanding the place, really being its objective value, the value of knowledge, another possibility, a protest revolution.
REVIEWED SCIENTIFIC ARTICLES
Santos, Boaventura de Sousa (2013) "Chavez: l'héritage, les défis" Actuel Marx, 54, 101-106
Santos, Boaventura de Sousa (2012) "Plurinationaler Konstitutionalismus experimenteller und Staat Bolivien und in Ecuador," Kritische Justiz, Vol. 45, 2, 163-177.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "Public Sphere and Epistemologies of the South", Africa Development, Vol. XXXVII, No. 1, 43-67.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "The University at a Crossroads," Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, X, Issue 1, Winter 2012, 7-16.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "The Crossroads of the European University", Journal of SNESup, 41.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "Epistemologies du Sud" Etudes Rurales, 187, 21-50.
 .http: //www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16506/9215

It presents also "place" as a key concept of geography.
And it's not.
The concept of PLACE appears ultimately in all surveys conducted, as well as merging with the concept of SPACE, and emerging from it.
Much graduation to the concept of PLACE is in this sense that are lost definitions and concepts when "ultrajamos" appropriate hierarchies within the geographical study, PLACE IS SPACE CONSEQUENTIAL DAMAGES, YOUR ROLE AND DEFINITION AND not KEY CONCEPT OF GEOGRAPHY AS THE APPOINTED LETTER B QUESTION 11.
CONFERRING:
http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/
- THE ISSUE 11 CONTENT BACK THAT CAN BE FOUND IN CANAL BELOW MENTIONED:
"The territory is never ready, but constantly changing. While territory is a result, it is also a condition for social relations materialize. And, being built in the historical process is historically determined, that is, it belongs to a . given society in a given location, combining social forces in a particular way the meaning of each place is given for its use: instead of producing or place to eat, a place to get sick and place to heal, a place to love and place . fighting IS INTERNET sUCH PLACES, this sent by Gabriela -. https://www.passeidireto.com/arquivo/1725657/sanare_ano_iv_n1_net1/17
We current and current, thus being certain to some erroneous and discordant for others.


In checking with other exhibitions, we have:
Geographer - YI FU TUAN determines place within the Humanistic chain as the "place" as part of the space for which develop affections from individual experience or social groups. So Tuan author treats the relationship between space and time in building the place. For Yi-Fu Tuan place is an area that was appropriate, turning an indifferent space in place, which in turn implies the relation with time significance of this space and place. "The place is a world of meaning organizado".http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/




Selected Bibliography [edit | edit source]
· TUAN, Yi-Fu. Space and Place: the perspective of experience. São Paulo: Difel 1983.
· TUAN, Yi-Fu. Topophilia: a study of perception, attitudes and values ​​of the environment. São Paulo: Difel 1980.
· TUAN, Y. F. Humanistic Geography. In: Christofoletti, A. (Eds.). Perspectives of Geography. Sao Paulo: Difel, 1982. Chapter 7, p.. 143-164.
· TUAN, Y. F. Landscapes of fear. São Paulo: UNESP, 2006.
References
1. Go up ↑ Luis Lopes Diniz Filho. epistemological foundations of geography. 1. ed. Curitiba: IBPEX 2009 (Methodology of History and Geography Teaching, 6), p. 164-165.
2. Go up ↑ Yi-Fu Tuan. Topophilia: a study of perception, attitudes and values ​​of the environment. São Paulo: Difel 1980.


According to the lexicon, location is limited to a region or territory to the area of ​​a country, state, province or city. However, most people use interchangeably local words, region, area and territory giving them the same meaning when it comes to the definition of a geographical space. In geography for at least two streams of thought that perceive differently the issue of space. The first apprehends a naturalized way, as a physical space that is given, where the environment we live in is something external to the life of society. For advocates of this concept are the geophysical criteria and / or geopolitical concepts which delimit spaces - these, given the interests of the state, where the social is another variable - that will define the territory, area, region or locality. This conception, to be adopted by the health sector, for example, the delimitation of the area of ​​responsibility of a Family Health Team, would only provide a place where it operates the base system, that is, the number of families to be considered, location of health facilities and others, the number of teams by area of ​​coverage, distribution of population by age group, among other variables. Such an approach is limited to a static description of the space where it should act the Family Health Team. This conception of national space appropriation previously established, is providing or better is effective, when we adopt the concept of health supported by the biomedical model that considers the absence of disease and is defined as pathophysiological changes. So also naturalized biologized and to treat social, is reducing it to a set of individual characteristics, the so-called "social factors", not taking the dynamism of the construction of space as a social process.

"


REMEDY IS AN ATTEMPT TO MEDIA IS PUTTING BEST IN A COMPETITION IN TERMS OF CLASSIFICATION, BUT ALSO AN OPPORTUNITY OF DEMOCRATIC CITIZENSHIP YEAR, A MATTER CAN MAKE ANY DIFFERENCE.
THIS IS AN ACTION THAT CAN BENEFIT, BRING GREATER KNOWLEDGE AND CLARIFY DOUBTS. Naly de Araujo Leite



SOLICITO A ALTERAÇÃO DA RESPOSTA QUESTÃO 11 PARA LETRA "B";
SOLICITAÇÃO ALTERAÇÃO DO GABARITO PROVISÓRIO E CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA OU ANULAÇÃO DO CONCURSO"!!!!!REQUEST RESPONSE OF CHANGE ISSUE 11 FOR LETTER "B";
REQUEST FOR AMENDMENT OF THE PROVISIONAL AND TEMPORARY FEEDBACK RATING OR TENDER CANCELLATION "!!!!!


Nenhum comentário: