NALY DE ARAUJO LEITE

NALY DE ARAUJO LEITE
FALSA DEMOCRACIA

quinta-feira, 17 de março de 2016

MAIS RECURSO A CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR - CONCURSO 003/2015 - BARRA VELHA - SC

Recursos
 Minha solicitação
Edital: Concurso Público - 003/2015 - Secretaria da Saúde
Inscrição: 282798
Cargo: ACS - Centro Equipe I
Tipo do recurso: Classificação Preliminar
Data de solicitação: 17/03/2016 - 15:52

Descrição: O Concurso em questão não é um CONCURSO QUE EXIJA ESPECIALIZAÇÃO, assim se abriu um leque em consonância do enunciando e questões alternativas para respostas.
EM Anexo 3 - Edital 003/2015 - não havia obrigatoriedade de seguimento de referências bibliográficas para estudo dos candidatos, fonte de outra lacuna para interpretações diversas. DA BANCA EXAMINADORA \"A contratação de profissionais para a composição de banca que elaborará as provas deve ser outro cuidado que a comissão organizadora deve ter.
Essa banca deve ser constituída de profissionais especializados nas áreas dos conteúdos expressos no edital, mormente em concursos de maior relevância, de preferência professores, pois, além de dominarem o conteúdo especializado em sua área de atuação, conhecem métodos de elaboração de provas e gozam de experiência na docência e no âmbito profissional, o que lhes permite avaliações mais eficientes. Ressalte-se que professores de curso preparatório não podem participar dessas bancas, lembrando a aplicação dos impedimentos e suspeições do Código de Processo Civil e da Lei n° 9.784/99.\ "http://www.mpto.mp.br/cint/cesaf/arqs/040610091213.pdf Esse recurso está acontecendo por questionamento das questões de nº 11 e nº 20, dúbias, confusas, com erros nas alternativas, mesmo a que solicitava a \"INCORRETA\", E RELATIVAMENTE ERRO NAS ALTERNATIVAS, PORTANTO TAL CLASSIFICAÇÃO NÃO PROCEDE. RECORRO, SOLICITANDO como indicado por segurança jurídica que, na presente fase, tal classificação venha sendo como meio mais prudente, resultado em efeito suspensivo, para que mais adiante o prejuízo não seja maior e a anulação não comprometa aos demais resultados das fases da seleção e nulidade do concurso.
Aceitar o presente RECURSO vai evitar um dano maior, em tempo no qual o candidato é nomeado e já se encontra em exercício, quando sobrevém a anulação do concurso, por decisão judicial ou administrativamente. Havendo efetivamente graves ilegalidades insanáveis, a anulação deve ocorrer após regular notificação dos nomeados, para que exerçam o direito de defesa. Nessa hipótese, as remunerações recebidas serão mantidas, \" pois a administração pública não poderá obter enriquecimento ilícito com o trabalho realizado. Quando a nulidade se der por preterição ou se ocorrer, de alguma forma, mudança na classificação, a decisão que manda promover a nomeação estende-se também à recolocação do candidato em sua original classificação, impondo mudanças às vezes até nas promoções, se já ocorridas, incluindo pagamento de salários desde a época em que o candidato deveria ter sido nomeado, embora o trabalho não tivesse sido cumprido, por culpa da administração. \"(QUESTÕES RELEVANTES SOBRE CONCURSO PÚBLICO - MPTO.MP.BR - ANA MARIA BARATA* 1).
 A única maneira de sanar os resultados das questões 11 e 20, em sua inconsistência material é anulando as questões e RECLASSIFICANDO PRELIMINARMENTE PARA NOVA CONFIGURAÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO FINAL, CONSIDERANDO MINHA OBTENÇÃO DE MÉDIA SUFICIENTE PARA MINHA APROVAÇÃO, mesmo que em desclassificação, questão que irá certamente se configurar de maneira diferente se consideradas as questões de nº 11 e 20. Urge aplicação das normas do Direito, e ainda, dos princípios constitucionais ampara a modificação a ser efetivada. Tratando-se ainda de poder dos recursos, e da verificação de um erro material sanável e sua posterior modificação, amparado no direito brasileiro.
Data Vênia configura-se aprovação em Concurso Público passível impetração de Mandato de Segurança quando não reconhecido recurso interposto por candidato: \"A aplicação das normas do Direito, e ainda, dos princípios constitucionais ampara a modificação efetivada. Tratando-se ainda de poder dos recursos, e da verificação de um erro material sanável e sua posterior modificação, amparado no direito brasileiro. \" Quais dúvidas se apresentam em relação a questão de nº 11? Cito o Doutor em Ciências Geográficas, apto a definir, Roberto Lobato Corrêa, conferindo: https://naqueleblogtem.wordpress.com/2012/04/26/espaco-um-conceito-chave-da-geografia-de-roberto-lobato-correa/ Questão 11 Em relação aos conceitos de territorialização, microárea e área de abrangência, é INCORRETO: B)O território contém inúmeros lugares; e lugar é um conceito-chave da geografia. Nessa porção do espaço onde se desenvolve a trama das relações sociais de cada indivíduo, e que produz a identificação com o lugar. O significado de cada lugar é dado pelo seu uso: lugar de produzir ou lugar de consumir, lugar de adoecer e lugar de curar; lugar de amar e lugar de lutar, EM SENDO INCORRETA, temos, Dr. Roberto Lobato defininfo CONCEITO - CHAVE DE GEOGRAFIA, LUGAR? NA CONCEITUAÇÃO DESTE AUTOR É \"ESPAÇO\".
 “Espaço, um conceito-chave da geografia” do Roberto Lobato Corrêa, espero que o texto esteja elucidativo e possa contribuir para a assimilação do conteúdo. O autor inicia o texto estabelecendo certo debate acerca da palavra espaço e suas diversas definições. Cita desde 12 distinções dadas pelo dicionário até as diversas acepções também estabelecidas pelas mais diversas áreas e disciplinas – matemáticos, economistas, psicólogos etc. CORRÊA, Roberto Lobato.
Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003 “... Lugar e região, tem sido diferentemente conceitualizado segundo as diversas correntes da geografia. Ressalta-se, a propósito, que o debate tem sito extremamente salutar pois se revela conflitos, permite, por isso mesmo, avanços na teoria geográfica... o embate conceitual não é exclusivo a geografia: vejam-se, por exemplo, os conceitos de valor entre os economistas, classe social entre os sociólogos e cultura entre os antropólogos.”(p.16) http://professoralaisacabral.blogspot.com.br/2011/12/correa-roberto-lobato-espaco-um.html .
2º autor - SOUZA: \"Onde estamos? Enfim, é um espaço que dá lugar ao sentido, ao bom senso, ao pensamento sensato. Um lugar se abre para outros lugares e o lugar de todos os lugares, o lugar comum, este é o mundo. É tênue a diferença, portanto, entre lugar e Mundo (SOUZA,1997). Mas como o mundo é dialético, assim sendo com o lugar, Souza (1997) afirma que os lugares parecem revelar todas as contradições do mundo: nos lugares esse mundo se revela cruel, perverso, tornando o cotidiano de cada um quase uma fatalidade. A autora claramente nos ensina sobre esta adjetivação e sobre sua importância na compreensão do lugar, sendo realmente seu valor objetivo, o valor do conhecimento, de uma outra possibilidade, um protesto a revolução.\"
 3º autor - Geógrafo - YI FU TUAN determina lugar dentro da Corrente Humanística como sendo o \"lugar\" como sendo porção do espaço em relação ao qual  se desenvolvem afetos a partir da experiência individual ou grupos sociais. Portanto o autor Tuan trata a relação entre espaço e tempo na construção do lugar. Para Yi Fu Tuan o lugar é uma área que foi apropriada, transformando um espaço  indiferente em lugar, o que por sua vez implica na relação com o tempo de significação deste espaço e lugar.\"O lugar é um mundo de significado organizado\".http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/LUGAR É CONSEQUENTE DO ESPAÇO, SUA FUNÇÃO E DEFINIÇÃO E não CONCEITO-CHAVE DE GEOGRAFIA COMO APONTADO NA LETRA B DA QUESTÃO 11. CONFIRAM: http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/
QUESTÃO Nº 20 QUESTÃO 20 – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Questão20 Dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde durante  a visita domiciliar, qual a ação deve ser desenvolvida?
a) Consulta de gestante
b)Visita ao recém-nascido e a puérpera
 c)Colocar o cartão de vacinas em dia, administrando as vacinas em atraso
d)Realizar diagnóstico de tuberculose em pacientes com tosse a mais de 3 semanas

As atribuições de um ACS são tão recentes quando o exercício das mesmas, em um momento no qual nem as Técnicas de Enfermagens e Assistentes tem suas funções plenamente definidas, esse é o Brasil, levando-se em conta tal questão, cuidados devem ser desvelados com formulações de questões, e a acima, ao invés de ser um \"pega ratão\", foi infeliz, mas para que a elaborou. Indiretamente, ou diretamente, as letras a,b e c, são atribuições de uma ACS:
a) Consulta de gestante, entenda, o vocábulo é consulta, nos cabe hermenêutica gramatical, marcação de consultas e comunicação da gestante pode ser através da ACS, principalmente em sendo de risco, e assim, essa ação em torno da consulta da gestante, marcar dia, hora, agendamente, será AÇÃO que se desenvolverá durante as visitas da ACS;
 b) Visita ao recém-nascido e a puérpera. a visita ela ocorre, com a frequência e controle, com mais esse item de tempo puerperal e uma criança a mais na casa para controle do Grupos de Saúde, através da ACS, é atribuição, mas não tano quanto aos médicos e enfermeiros que terão obrigatoriamente que prestar assistência neste tempo de PUERPÉRIO. Essa é a palavra, vocábulo que deixa essa alternativa menos correta que a C, pelo fato da não relação objetiva e direta :enunciado e alternativa;
c) Colocar o cartão de vacinas em dia, administrando as vacinas em atraso. 
ESSA É A CORRETA!!!!! São ações desenvolvidas em todos os lares de maneira direta e continua. Então se apresentou o vocábulo ADMINISTRANDO, em sendo Concurso para ACS, e tendo apresentado ACS no ENUNCIADO DA QUESTÃO, administrando está relacionado a ACS. ACS, administra? Sim, através da orientação, condução e encaminhamento.
Enfermagem administra? Sim, dentro dos dois entendimentos, administração e aplicação venosa de medicações, vacinas são injetáveis, mas também não injetáveis, mas nem por isso menos administravéis. Entendamos que, dentre as alternativas, \"puerpério\", segundo Ministério da Saúde está diretamente ligado as funções médicas e de enfermagem, assim comprovo: “As visitas domiciliares realizadas atendem as diretrizes do Ministério da Saúde e são realizadas entre o quinto e o décimo dia após o parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a assistência no puerpério deve ser tratada com respeito e atenção por meio de avaliação clínica rigorosa e exame físico completo da puérpera e do RN. Durante a visita domiciliar deve-se informar à puérpera sobre a importância do uso de sutiã para prevenir ingurgitamento das mamas, verificar a involução uterina e a ferida cirúrgica no caso de cesariana, e orientar sobre a deambulação mais precoce possível, inspecionar os lóquios (perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal), edemas, equimoses e hematomas (BRASIL, 2006). A visita puerperal tem como objetivos avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido e sua interação; orientar a puérpera e a família sobre a amamentação e cuidados básicos com o RN; esclarecer sobre o planejamento familiar e identificar situações de riscos ou possíveis problemas, para que se possam adotar medidas adequadas (BRASIL, 2006; GUIMARÃES; PRATES, 2006). Também visa conhecer as condições socioeconômicas e a estrutura familiar da puérpera, bem como, as práticas de cuidados e higiene de seu domicílio. É fundamental deixar que a puérpera expresse a sua vivência sem medo de ser julgada obtendo-se assim o máximo de informações que sejam relevantes para planejar e executar os cuidados de enfermagem (DRULLA et al., 2009).” A visita domiciliar (VD) é um importante instrumento para o processo de educação em saúde (SOSSAI; PINTO, 2010). Nestas visitas a enfermeira procura levantar todo o histórico da puérpera e do RN, bem como levar informações importantes sobre os cuidados com o RN, a higiene pessoal e com o bebê, seguindo um esquema. Predeterminado, em que é preenchido um formulário sobre os dados levantados durante as visitas permitindo que não se omita qualquer dado que necessite ser levantado (Apêndice A). Procura conscientizar a puérpera sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. As ações detalhadas da enfermagem na primeira visita domiciliar, segundo orientações do Ministério da Saúde (BRASIL, 2005) estão relacionadas no Apêndice A2.” Aguardo atendimento ao meu recurso e um NOVO GABARITO, CONSIDERANDO QUESTÃO 11 - CORRETA A LETRA B E QUESTÃO 20 - CORRETA A LETRA C OU QUE SEJAM ANULADAS E TODOS BENEFICIADOS IGUALMENTE E SEGUIDA NOVA CLASSIFICAÇAO, PRINCIPALMENTE SENDO QUESTÕES DE MAIOR VALOR PARA COMPOSIÇÃO DA MÉDIA. WILSON CARLOS DE ARAUJO LEITE.


       CANDIDATO: WILSON CARLOS DE ARAUJO LEITE - BARRA VELHA - SC.

Nenhum comentário: